Brasil

Tempestades causam transtorno em 30 municípios gaúchos

Os temporais foram provocados pela entrada de uma massa de ar frio pelo oeste do Rio Grande do Sul


	Porto Alegre: foi registrado vento de 129,6 km/h na região metropolitana da capital gaúcha
 (Eurivan Barbosa/ Wikimedia Commons)

Porto Alegre: foi registrado vento de 129,6 km/h na região metropolitana da capital gaúcha (Eurivan Barbosa/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 07h38.

Porto Alegre - As tempestades que atingiram todas as regiões do Rio Grande do Sul, entre a noite de sábado, 20, e a tarde de domingo, 21, causaram transtornos em ao menos 30 cidades gaúchas. Houve grandes volumes de chuva, rajadas intensas e granizo. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, foi registrado vento de 129,6 km/h. No fim da tarde de ontem, 270 mil imóveis ainda permaneciam sem energia elétrica em diversas regiões do Estado.

Os temporais foram provocados pela entrada de uma massa de ar frio pelo oeste do Rio Grande do Sul. Em algumas cidades, as temperaturas, que estavam na marca de 30°C, caíram para cerca de 20°C.

A Defesa Civil do Estado estima que as áreas mais atingidas sejam a fronteira oeste, o centro do Estado e a região metropolitana da capital. Não há registros de desabrigados ou desalojados. O município de Esteio foi um dos mais afetados. Cerca de 300 casas foram destelhadas, havia postes e árvores caídos pelas ruas, e o Parque de Exposições Assis Brasil - que recebe anualmente a Expointer, maior feira de agropecuária da América Latina - teve 70% de sua estrutura prejudicada.

Além dos ventos fortes na região metropolitana, foram registradas rajadas de 127,8 km/h em Vacaria, no norte, 110,9 km/h em Caçapava, no centro, 106,5 km/h em Dom Pedrito, 89,2 km/h em São Gabriel e 87,8 km/h em Quaraí (todas na fronteira oeste).

A expectativa é de que o tempo melhore a partir desta segunda-feira, 22, e a noite de Natal seja de temperaturas amenas em grande parte do Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasChuvasPorto AlegreRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1 deve ser votado nesta quarta em comissão da Câmara

Pode ir só com PF realiza nova operação sobre fraude no INSS

Senado aprova MP que estabelece piso salarial dos professores da educação básica

Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro precisa explicar suas relações com Daniel Vorcaro