Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - A volta do PowerPoint sobre o “quadrilhão do PMDB”, divulgado nessa terça, foi feita ao estilo Deltan Dallagnol – coordenador da Lava Jato no MPF

PowerPoint: diz a PF que o gráfico tem como referência o presidente “por ser sua excelência justamente o ponto comum entre essas pessoas” (./Reprodução)

PowerPoint: diz a PF que o gráfico tem como referência o presidente “por ser sua excelência justamente o ponto comum entre essas pessoas” (./Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2017 às 06h52.

Última atualização em 13 de setembro de 2017 às 07h33.

Temer nega

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota na noite de terça-feira em que afirma que o decreto que regulamentou a exploração de portos foi debatido por um grupo de trabalho envolvido diretamente na discussão técnica do setor e diz que o presidente Michel Temer não teve interferência no debate e nem exerceu qualquer pressão política que influenciasse no processo.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Segundo a nota, o grupo era constituído pelo Ministério dos Transportes, autarquias e quatro associações do setor e formado por mais de 25 pessoas, que fizeram cerca “30 reuniões acompanhadas pela Advocacia-Geral da União e Controladoria do Ministério dos Transportes”.

“Ao final de inquérito autorizado hoje pelo ministro do STF [Supremo Tribunal Federal] Luis Roberto Barroso, ficará provado que o presidente não tem nenhum envolvimento em qualquer tipo de irregularidade em relação ao Decreto dos Portos [Decreto 9.048/2017], como já ficou provado em outras apurações mencionando este setor.”

Delação de Funaro

O operador Lúcio Funaro afirmou, em seu depoimento de delação premiada, que havia um “pacto de silêncio” firmado entre ele e o empresário Joesley Batista, do grupo J&F. O combinado aconteceu quando a Operação Lava-Jato se aproximava do nome de Funaro e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Joesley manteria a família de Funaro assistida em caso de prisão. Ele teria prometido 100 milhões de reais a Funaro após o operador ter sido alvo da Operação Catilinárias. O acordo de delação com o empresário, inclusive, seria o motivador de sua escolha pela colaboração com a Procuradoria-Geral da República.

“Não passava pela cabeça do depoente que Joesley pudesse quebrar o pacto e delatar o depoente; Que essa sensação de segurança existia por conta dos pagamentos regulares feitos e por conta dos contatos feitos entre as duas famílias”, diz relatório da Polícia Federal anexado ao inquérito do “quadrilhão do PMDB”, que envolve o presidente Michel Temer.

Segundo Funaro, o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, ficou incumbido de monitorar se o operador tinha intenção de fechar delação com a PGR.

A volta do PowerPoint

A Polícia Federal incluiu em seu relatório sobre o “quadrilhão do PMDB”, divulgado ontem, dois organogramas hierarquizando os deputados do grupo. Ao estilo Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no MPF e autor do PowerPoint de bolinhas que apontavam para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “chefe do petrolão”, o slide tem Michel Temer ao centro, como destino final do esquema na Câmara dos Deputados. Setas partem do ex-deputado Eduardo Cunha, de Geddel Vieira Lima, Henrique Alves, Moreira Franco e Eliseu Padilha, todas para o presidente.

Diz a PF que o gráfico tem como referência o presidente “por ser sua excelência justamente o ponto comum entre essas pessoas”. No relatório, a PF vê indícios de que Temer tenha recebido vantagens de 31,5 milhões de reais — 500.000 reais por intermédio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, 10 milhões da Odebrecht, 20 milhões do contrato PAC/SMS da Odebrecht e 1 milhão pago ao coronel João Baptista Lima Filho, pelo grupo J&F. O peemedebista nega.

Marun relator

O deputado federal Carlos Marun (PMBD-MS) foi escolhido nesta terça-feira como relator da CPI mista da JBS. O peemedebista é um dos mais fiéis aliados que fizeram parte tropa de choque de Michel Temer durante a apreciação da denúncia por corrupção passiva contra o presidente na Câmara dos Deputados. Antes disso, foi escudeiro do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em seu processo de cassação, sendo um dos dez deputados a votar pela manutenção do mandato.

Para afastar suspeitas de pressão feita pelo Palácio do Planalto, o presidente da comissão, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), escolheu dois sub-relatores. O deputado Delegado Francischini (SD-PR) cuidará de empréstimos da empresa com o BNDES e do acordo de delação premiada da empresa. Hugo Leal (PSB-RJ) tratará de dívidas fiscais, previdenciárias e agropecuárias.

Magazine Luiza despenca

Entre as queridinhas dos investidores na bolsa nos últimos meses por seus fortes ganhos, as ações do grupo varejista Magazine Luiza fecharam em forte queda de 11,85% nesta terça-feira, depois que a companhia anunciou a oferta de 24 milhões de ações ordinárias.

A venda de ações será distribuída em 17,6 milhões de novas ações primárias (quando o dinheiro entra diretamente no caixa da empresa) e em 6,4 milhões de papéis secundários (quando os atuais acionistas vendem sua parte na companhia).

Em evento, a diretora do conselho, Luiza Trajano, disse que a família Trajano, fundadora da varejista, deve se desfazer de 10% das ações. Com o dinheiro, o Magazine Luiza pretende abrir 60 novas lojas ainda neste ano, somando-se às 818 que o grupo já tem. “A maioria será localizada no Nordeste, em lugares que ainda não estamos”, disse Luiza Trajano.

iPhone novo, ações caem

A fabricante de eletrônicos Apple teve queda de 0,42% nas ações, depois de lançar nesta terça-feira novos modelos do celular iPhone, do relógio Apple Watch e da Apple TV. A companhia introduziu novos os novos modelos de iPhone 8 e 8 Plus, além de uma edição de aniversário, chamado de iPhone X.

Em plena apresentação do novo Iphone X,raig Federigh, chefe de sistemas operacionais da Apple, não conseguiu desbloquear o celular com o reconhecimento facial, nova grande função do aparelho. Somente na segunda tentativa o aparelho foi desbloqueado.

O celular começará a ser vendido no dia 27 de outubro, e custará 999 dólares. A Apple afirmou que não tem data prevista para o aparelho chegar ao Brasil, mas que será até o fim deste ano.

Previdência pode economizar R$ 280 bi

Segundo relatório publicado pelo banco Santander, a reforma da Previdência poderá trazer uma economia de 280 bilhões de reais por ano aos cofres públicos, depois que o período de transição estiver concluído. Com o tempo, essas mudanças resultariam em um aumento de 0,2 ponto percentual no potencial de crescimento brasileiro.

De acordo com o estudo, as regras de aposentadoria por tempo de contribuição beneficiam a camada mais abastada da população, e a longa sobrevida após a aposentadoria precoce desses brasileiros implica um mecanismo de concentração de renda.

“A diferença entre o pagamento de benefícios previdenciários com e sem a reforma poderia gerar uma economia de 25% no pagamento de benefícios — a maior parte recaindo na redução das transferências para o grupo de maior renda.”

Irã vs. Curdistão

O Parlamento iraquiano anunciou, nesta terça-feira, que é contra o referendo de independência do Curdistão. Previsto para o fim deste mês, o referendo de autodeterminação foi anunciado em junho deste ano, pelo representante curdo Massoud Barzani, como mais um passo para a independência da província autônoma.

Porém, para o representante do Parlamento iraquiano, Salim Al-Joubouri, o referendo afetaria a unidade do território que pertence ao povo iraquiano e, por essa razão, recusara o referendo. Autônomo desde 1991, o povo curdo era duramente reprimido pelo governo de Saddam Hussein.

Em 2003, com a invasão americana ao território iraquiano, o grupo passou a ganhar maior independência política e luta atualmente pela independência territorial.

Espanha vs. Catalunha 

O Ministério Público catalão ordenou, nesta terça-feira, que as Forças de Segurança da região impeçam os preparativos e a realização do referendo de independência da Catalunha. Marcado para o dia 1º de outubro, o referendo já foi considerado ilegal pelo governo espanhol e agora enfrenta a promotoria catalã.

Membros da Guarda Civil, da Polícia Nacional e os Mossos d’Esquadra foram orientados a deter urnas, envelopes eleitorais e outros instrumentos do referendo. Ontem, quase 1 milhão de pessoas participaram de uma manifestação em Barcelona apoiando o referendo e pedindo a independência da Catalunha.

América se recupera depois de furacão e terremoto

Embora o furacão Irma tenha diminuído e se transformado numa tempestade, mais de 15 milhões de pessoas estão sem energia elétrica no estado da Flórida. De acordo com o governo local, quase 90% das residências no estado sofreram algum tipo de dano e 25% foram destruídas.

Nesta tarde, os aeroportos no estado foram reabertos, embora muitos vôos tenham sido cancelados. Estima-se quase 2.000 vôos cancelados só hoje. Como se não bastasse um furacão, o continente americano pode ser palco de um novo o furacão, Jose, de categoria 1.

Com ventos de 120 quilômetros por hora, o Jose poderá atingir as Bahamas, segundo meteorologistas, nos próximos dois dias. O presidente Emmanuel Macron viajou, nesta terça-feira, para Saint German. Em seu Twitter, Macron afirmou que enviaria mais tropas paras as ilhas francesas para auxiliarem na recuperação do local.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame