Tarcísio de Freitas: governador confirmou candidatura à reeleição em São Paulo (Mônica Andrade/Governo do Estado de SP/Divulgação)
Repórter
Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 19h26.
Última atualização em 22 de janeiro de 2026 às 19h49.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou que pretende disputar a reeleição ao governo do estado. A confirmação ocorre em meio a especulações sobre uma eventual candidatura à presidência da República.
A declaração do governador foi feita na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, por meio das redes sociais.
"Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Qualquer informação diferente desta não passa de especulação", escreveu.
Na publicação, Tarcísio também afirmou que mantém o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que fará uma visita ao político na próxima quinta-feira, 29 de janeiro.
"Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na próxima quinta-feira para prestar o meu total apoio e solidariedade, acrescentou.
Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Qualquer informação diferente desta não passa de especulação. Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na…
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 22, 2026
O ex-presidente está preso no 19º Batalhão de Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), conhecido como Papudinha desde a última semana, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes, Bolsonaro cumpria na Superintendência da Polícia Federal. Ele foi condenado pelo STF, em setembro de 2025, a pena de 27 anos e 3 meses a que foi condenado por tentativa de golpe de Estado. A decisão de Moraes ocorre após pedidos da defesa de Bolsonaro para o ex-presidente cumprir a pena em prisão domiciliar.
O ministro Alexandre de Moraes autorizou Tarcísio de Freitas a visitar Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília. A visita está marcada para a próxima quinta-feira, 29, entre 11h e 13h.
A decisão ocorre após o adiamento do encontro, inicialmente previsto para quinta-feira, 22. Segundo o Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio solicitou a remarcação por causa de compromissos de agenda no estado de São Paulo.
O ministro Alexandre de Moraes já havia autorizado a visita anterior, com horário definido entre 8h e 10h. A nova autorização mantém as restrições determinadas para as visitas a Bolsonaro, que está detido preventivamente no âmbito da investigação sobre tentativa de golpe de Estado.