O Sindipetro destacou que o tanque estava em manutenção (Redes Sociais/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 18h42.
Última atualização em 25 de janeiro de 2024 às 18h58.
Na quinta-feira, 25, um tanque da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), localizada em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, explodiu e pegou fogo. Conforme relatos do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo e Gás Natural (Sindipetro-PE/PB), quatro trabalhadores ficaram feridos.
O Sindipetro destacou que o tanque estava em manutenção. Os quatro trabalhadores lesionados receberam atendimento inicial na refinaria e foram posteriormente encaminhados para avaliação médica externa. Um deles foi enviado com urgência para o Hospital Hapvida do Cabo de Santo Agostinho, segundo o g1. Os outros três foram levados ao Hospital Dom Helder Câmara, conforme aponta o Sindipetro. Devido ao incêndio, os trabalhadores sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus, além de escoriações.
À EXAME, a Petrobras enviou a seguinte nota: "A RNEST informa a ocorrência de um acidente durante a manutenção de tanque de petróleo na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, em Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (25/01), ocasionada por um fagulhamento seguido de chama, rapidamente controlada. Quatro trabalhadores feridos foram prontamente atendidos na unidade e encaminhados para avaliação médica externa. As equipes internas da refinaria foram acionadas e atuaram para controle da ocorrência. As causas serão investigadas e as unidades de produção da Refinaria operam normalmente, sem outros impactos".
A explosão ocorreu uma semana após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à refinaria, durante a qual ele anunciou a retomada das obras na unidade.
Explosão em tanque de petróleo deixa quatro feridos na Refinaria Abreu e Lima pic.twitter.com/TiSyIrxkzc
— 98 FM Natal (@98FMNatal) January 25, 2024
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava na refinaria para participar da cerimônia feita para a retomada das obras da Rnest — antes paralisadas, desde 2015, por falta de investimentos. A Petrobras tem como objetivo gerar 30 mil empregos na refinaria, além de dobrar a produção de óleo diesel por lá. A empresa recebeu um investimento cerca de R$ 8 bilhões somente para essa unidade.