Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
A Thomson Reuters Foundation divulgou nesta terça-feira um estudo em que mostra que a Índia é o pior lugar no mundo para uma mulher viver
Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2018 às 06h58.
Última atualização em 27 de junho de 2018 às 08h43.
STF solta Dirceu
Por 3 votos a 1, a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta terça-feira 26 liminar em habeas corpus para suspender a execução da pena do ex-ministro José Dirceu (PT). Com isso, ele pode aguardar em liberdade o julgamento de todos os seus recursos nas instâncias superiores. Dirceu estava preso há pouco mais de um mês, cumprindo pena de trinta anos e nove meses de prisão a que foi condenado em primeira e segunda instância em um processo da Operação Lava Jato. O ex-ministro estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- STF solta Dirceu. Decisão pode beneficiar Lula
- Mike Pence visita campo de refugiados em Manaus
- Brasil segue favorito ao título, mas zebra ganha força
- Após atraso e calote, Casa Brasil é inaugurada em Moscou
- Britânicos trocam chá por café e impulsionam marca local
Vitória para Gilmar
A Segunda Turma do STF também confirmou nesta terça, por 2 votos a 1, a decisão do ministro Gilmar Mendes de soltar o empresário Milton Lyra, apontado como operador do MDB. Lyra estava preso preventivamente desde abril, após a Operação Rizoma, e foi solto em maio por ordem de Gilmar, que impôs medidas cautelares alternativas, como a proibição de manter contato com outros investigados e a entrega do passaporte — mesmo com o pedido da PGR para que a prisão fosse mantida. Ele é acusado de realizar dez mobilizações financeiras que totalizaram 10 milhões de dólares num esquema bilionário de fraudes com recursos de fundos de pensão Postalis, dos Correios, e no Serpros. Na sessão desta terça, o ministro Dias Toffoli concordou com a posição de Mendes, ficando vencido o ministro Edson Fachin. O decano Celso de Mello não estava presente na sessão e Ricardo Lewandowski não votou no caso.
Anulação para Gleisi
Ainda nesta terça a Segunda Turma do STF decidiu, por 3 votos a 1, anular a busca e apreensão realizada em 2016 no apartamento funcional da senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Na época, o alvo da Operação Custo Brasil era o marido da senadora, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Seguindo o voto do relator, Dias Toffoli, o colegiado anulou eventuais provas coletadas pela polícia na ocasião. O julgamento se deu atendendo a uma reclamação do Senado que sustentou que somente o STF poderia ter autorizado a busca e apreensão no apartamento da parlamentar, já que ela tem foro privilegiado. A busca e apreensão foi determinada pelo juízo de primeira instância da Justiça Federal em São Paulo. Os ministros Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski concordaram com a tese do Senado. Fachin ficou vencido.
Arrecadação federal em alta
A Receita Federal divulgou nesta terça-feira a arrecadação do governo federal e registrou alta real de 5,68% em maio sobre o mesmo mês do ano passado. O resultado foi motivado por fatores não recorrentes e alterações na legislação, que renderam 3,890 bilhões de reais no mês passado, 1 bilhão de reais a mais do que em junho de 2017. Só com o Refis, programa de renegociação de dívidas tributárias, foram 698 milhões de reais, e mais 2,848 bilhões de reais com PIS/Cofins de combustíveis em maio. No acumulado do ano até maio, a arrecadação somou 603,4 bilhões de reais, alta real de 7,81%.
Confiança lá embaixo
A confiança do consumidor do Brasil piorou pela terceira vez seguida em junho na esteira da greve dos caminhoneiros e atingiu o menor nível em dez meses, apontando impacto negativo no crescimento econômico no segundo semestre, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 4,8 pontos em junho e chegou a 82,1 pontos, menor nível desde agosto de 2017 (81,4 pontos). “A greve dos caminhoneiros do final de maio contribuiu para o aprofundamento da tendência de queda da confiança que se desenhava nos meses anteriores”, explicou em nota a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.
Trump tem vitória e “vingança”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a decisão da Suprema Corte de aprovar a política de banimentos é uma vitória para os americanos e uma “vingança” para os que tentam atacar o país. Segundo Trump, a decisão da Corte ocorre num momento de vingança da mídia e dos políticos democratas que se recusam a discutir as mudanças na política de segurança do país. Com a aprovação, o governo americano poderá proibir a entrada de cidadãos de diversas nações de maioria muçulmana. O presidente também disse que vai pedir ao Congresso um aumento de recursos para a construção de um muro ao longo da fronteira com o México para que o projeto possa ser concluído “rapidamente”. Trump tem sido duramente criticado pelas mudanças na política migratória do país. Na semana passada, uma polêmica tomou conta da imprensa depois de o governo separar milhares de crianças imigrantes de seus pais e levá-las para centros de detenção de imigrantes. Por causa das críticas, o governo dos Estados Unidos decidiu, na segunda-feira 25, suspender temporariamente a política migratória.
Ranking dos piores lugares do mundo para mulheres
A Thomson Reuters Foundation divulgou nesta terça-feira um estudo em que mostra que a Índia é o pior lugar no mundo para uma mulher viver. O estudo, que mostra as condições de vida para as mulheres em 2018, revelou que uma a cada três delas é vítima de violência física ou sexual, e pelo menos 750 milhões de meninas se casaram antes de completar 18 anos de idade. A Índia é um país que sofre com uma epidemia de violência sexual e traz à tona casos brutais, como os das adolescentes violentadas e queimadas por seus agressores em maio de 2018. No recorte das categorias, a Índia ficou ainda em primeiro lugar em violência sexual e tráfico humano. Segundo a entidade, os estupros registrados pela polícia aumentaram 83% entre 2007 e 2016 e, a cada hora, somente quatro casos são levados às autoridades.