Brasil

SP tem o janeiro mais quente dos últimos 71 anos

O dia mais quente foi registrado em 3 de janeiro, com máxima de 35,4ºC. Apenas cinco dias do mês tiveram máxima abaixo de 30ºC


	Calor: a previsão do instituto é que a média deste mês fique em 31,9ºC, o que o consagraria como o mais quente de todos os meses, desde o início do levantamento (AFP)

Calor: a previsão do instituto é que a média deste mês fique em 31,9ºC, o que o consagraria como o mais quente de todos os meses, desde o início do levantamento (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 16h32.

São Paulo - Este mês de janeiro é o mais quente na cidade de São Paulo nos últimos 71 anos, apontam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde que a série histórica começou a ser feita, em 1943, nunca o mês registrou temperaturas tão elevadas, com média mensal das máximas de 31,7 graus Celsius (ºC).

O dia mais quente foi registrado em 3 de janeiro, com máxima de 35,4ºC. Apenas cinco dias do mês tiveram máxima abaixo de 30ºC.

A previsão do instituto é que a média deste mês fique em 31,9ºC, o que o consagraria como o mais quente de todos os meses, desde o início do levantamento.

A umidade relativa do ar, que ficou em torno de 20% na média dos últimos três dias, também representa um recorde, sendo a mais baixa para meses de janeiro dos últimos 30 anos.

De acordo com o meteorologista do Inmet Franco Vilela, entre os fatores que explicam essa condição, está a falta de ventos que trazem umidade da Amazônia.

“A relação entre calor e umidade provoca as chuvas”, apontou. A ausência de frentes frias e alta pressão do oceano, que se estendeu de forma excepcional para o continente, também contribuíram para um mês com elevadas temperaturas.

Acompanhe tudo sobre:Calorcidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalClima

Mais de Brasil

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias

Correios estão de greve? Sindicatos debatem paralisação na terça

Em alta, 'Ravi' e 'Helena' são os nomes mais registrados em 2025