SP tem chuva forte e entra em estado de atenção para alagamentos
Veja algumas medidas simples que podem amenizar os efeitos dos alagamentos
Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 10h50.
Depois de dias ensolarados, a cidade de São Paulo amanheceu chuvosa e nublada nesta terça-feira, 13. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) de São Paulo, desde as 7h11 da manhã, a capital permanece em estado de atenção para alagamentos. Por volta das 8h20, o CGE registrou ao menos nove alagamentos, sendo cinco intransitáveis. Em outros quatro locais a situação já foi normalizada. Confira aqui os locais.
No Metrô, uma falha elétrica afetou a circulação de trens na Linha 4-Amarela. Embora o problema no Metrô tenha ocorrido no momento em que a forte chuva atingia a cidade, a ViaQuatro não informou se o defeito elétrico foi provocado pela condição climática.
O dia começou com uma extensa área de instabilidade que está cruzando parte da região metropolitana de São Paulo e da capital paulista, com deslocamento de sudoeste para nordeste e velocidade aproximada de 42km/h, de acordo com o CGE.
"O sistema está associado a aproximação de uma frente fria que passa por São Paulo ainda nesta terça-feira, trazendo chuva generalizada com intensidade moderada, por vezes forte em alguns momentos. Há potencial para alagamentos elevação das cotas de rios e córregos. As próximas horas seguem com tempo instável, com chuvas variando de intensidade", acrescentou, em nota.
De acordo com a empresa Climatempo, uma frente fria avança pela costa da região Sudeste do País no decorrer desta terça, podendo chegar até o Espírito Santo ainda nesta noite. Ainda de acordo com a empresa de meteorologia, a passagem desta frente fria vai aumentar as condições para chuva.
O ar úmido e quente predomina sobre o Brasil e muitas áreas de instabilidade também se formam sobre o Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Somente sobre o Sul do Brasil, a tendência é de diminuição das áreas de chuva ao longo desta terça-feira.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas.
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.