Brasil

Senado quer ouvir ministros de Temer sobre nova gestão

Os senadores aprovaram requerimentos que pedem a presença dos novos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia


	Ministros: os senadores aprovaram requerimentos que pedem a presença dos novos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia
 (Agência Brasil)

Ministros: os senadores aprovaram requerimentos que pedem a presença dos novos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2016 às 13h49.

Brasília - Após extinção e junção de ministérios, o Senado quer ouvir os novos ministros do governo interino de Michel Temer para prestar maiores esclarecimentos sobre a nova gestão.

Por meio de convocações e convites, os senadores aprovaram requerimentos que pedem a presença dos novos ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia.

A Comissão de Educação e Esporte do Senado Federal aprovou a convocação do novo ministro da Educação, Mendonça Filho, deputado licenciado do DEM, para prestar informações sobre a extinção do Ministério da Cultura e a migração das atribuições da pasta para a Educação. A data para realização da reunião ainda não foi definida.

A comissão também aprovou outro requerimento para a realização de uma audiência pública, com participação de artistas e especialistas, para debater a extinção do Ministério da Cultura.

Na comissão de Ciência e Tecnologia, os senadores optaram por um convite ao novo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, para que ele faça um balanço de prioridades da pasta.

O ministério também é novo. Sob a gestão interina de Temer, a pasta da Ciência incorporou também o Ministério das Comunicações.

"Há uma apreensão muito grande do segmento em função da fusão. Não que não seja normal fazer fusão de ministérios, mas vale lembrar que o grande ganho, até no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi o fortalecimento do Ministério de Ciência e Tecnologia", disse o senador Walter Pinheiro (sem partido - BA), relembrando que é costume que os ministros venham à comissão.

A data da reunião com o ministro Kassab ainda não foi fechada. Mas já na próxima terça-feira, 24, os senadores realizam uma audiência pública para ouvir os centros de pesquisa.

Foram convidados representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Fórum de representas de Universidades e das Academias Brasileira de Pesquisas.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMichel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroSenado

Mais de Brasil

“Rio atmosférico” pode provocar até 200 mm de chuva no RS nesta semana

Governo do Rio envia ao STF plano para retomar controle de áreas dominadas pelo crime

Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Justiça condena Washington Reis por fraude imobiliária em Duque de Caxias