Brasil

Senado aprova projeto que endurece penas para crimes violentos e dá mais rigor ao desarmamento

Texto estabelece novos critérios para que magistrados avaliem a periculosidade de acusados durante audiências de custódia

Senado: PL que aumenta pena para crimes violentos agora vai para a Câmara  (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Senado: PL que aumenta pena para crimes violentos agora vai para a Câmara (Marcos Oliveira/Agência Senado)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 18h53.

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 14, um projeto de lei que endurece as penas para crimes cometidos com violência e estabelece novos critérios para que magistrados avaliem a periculosidade de acusados durante audiências de custódia. Entre os fatores que poderão ser considerados estão o uso recorrente de violência e o envolvimento do réu com facções criminosas, o que poderá justificar a manutenção da prisão preventiva.

A proposta segue agora para análise da Câmara, que na semana passada aprovou um conjunto de medidas voltadas à área de segurança pública.

Alteração nas punições

O texto também reduz o limite de tempo para o início do cumprimento da pena em regime fechado. Atualmente, condenados por crimes como roubo com violência ou participação em organizações criminosas iniciam o cumprimento da pena em regime fechado quando a condenação ultrapassa oito anos.

Com a nova regra, penas superiores a seis anos já determinarão o início do cumprimento em regime fechado, enquanto condenações entre quatro e seis anos levarão o condenado ao regime semiaberto.

As mudanças também ampliam as punições para determinados tipos de roubo. Crimes cometidos em grupo ou contra transportes de valores e cargas passam a ter pena de seis a doze anos de reclusão — um aumento em relação à atual faixa de quatro a dez anos. Já o roubo cometido com arma de fogo de uso restrito terá punição de oito a vinte anos de prisão, necessariamente em regime fechado. O crime de formação de milícia privada também sofrerá endurecimento, passando de quatro a oito anos para seis a dez anos de reclusão.

Estatuto do Desarmamento

O projeto altera ainda o Estatuto do Desarmamento, ao instituir um novo tipo penal para o uso de armas de origem ilícita ou de uso proibido, como armamentos automáticos e de longo alcance.

Nesse caso, a pena prevista varia de dez a vinte anos de prisão. O texto também determina que o uso desse tipo de armamento agrava as penas para os crimes de comércio e tráfico internacional de armas, que passam a ser classificados como hediondos.

Acompanhe tudo sobre:SenadoViolência urbanaArmasCâmara dos Deputados

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas