Protesto de estudantes: muitas dessas unidades são coordenadas atualmente por diretores designados, que não passaram por concurso (Reuters / Nacho Doce)
Da Redação
Publicado em 29 de abril de 2016 às 16h01.
São Paulo - A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 29, que será realizado novo concurso para a contratação de 1.878 diretores de escola no Estado.
Desde 2007, o governo paulista não promove seleções de diretores para as 5.147 escolas estaduais.
Muitas dessas unidades são coordenadas atualmente por diretores designados, que não passaram por concurso. A nova seleção foi autorizada nesta sexta-feira, 29, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Além dos diretores, o governo de São Paulo também aprovou nesta semana a contratação temporária de 3.061 servidores, entre professores, agentes de organização e de serviços escolares.
Serão selecionados, nas próximas semanas, 2.000 professores e 1.061 agentes. A Secretaria prevê a utilização de 1.500 profissionais de educação básica II para o atendimento de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Outros 500 professores de educação básica I lecionarão para alunos dos anos iniciais.
No quadro de apoio escolar serão contratados temporariamente 990 agentes de organização escolar e 71 agentes de serviços em diversas regiões do Estado.
"A previsão é que esses funcionários reforcem as equipes das unidades de ensino em atividades como o controle dos estudantes nas dependências das escolas, manutenção da disciplina geral e organização de atividades", explicou em nota a Secretaria da Educação.