Brasil

Seleção brasileira está acima da política, diz presidente

Para ela, a seleção representa a nossa nacionalidade


	Presidente Dilma Rousseff e a cantora Jennifer Lopez durante cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: seleção está acima dos partidos
 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Presidente Dilma Rousseff e a cantora Jennifer Lopez durante cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014: seleção está acima dos partidos (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2014 às 12h44.

São Paulo - Em artigo divulgado neste domingo (15), no Blog do Planalto, a presidente Dilma Rousseff disse que a seleção brasileira está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo.

Para ela, a seleção representa a nossa nacionalidade. “Está acima de governos, de partidos e de interesses de qualquer grupo. Ontem, hoje e sempre, o povo brasileiro ama e confia em sua seleção.”

A presidenta lembrou que estava na cadeia em 1970, ano em que o Brasil conquistou o tricampeonato mundial. “Naquela época, havia segmentos que diziam: 'Se você torcer pelo Brasil, você estará fortalecendo a ditadura'. Isso era uma sandice. Para mim, o dilema nunca existiu.”

Dilma lembrou ainda que, naquela época, muitas pessoas que faziam oposição ao regime militar começaram a levantar a questão de que os opositores fortaleceriam a ditadura se torcessem pela seleção.

“Eram muitas pessoas, no início. Elas foram diminuindo progressivamente. Até que não sobrou ninguém. Com o decorrer dos jogos, todos os que estavam na cadeia e os que estavam fora torceram de forma apaixonada pela seleção brasileira.”

“Vivíamos sob uma ditadura. Não havia direito de manifestação, direito de organização, direito à divergência. Havia tortura, perseguição e repressão. Mas essa nunca foi a questão. Eu e as minhas companheiras de cela nunca tivemos dúvidas e todas torcemos pelo Brasil, porque o futebol está acima da política”, acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoDilma RousseffEleiçõesEsportesFutebolPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’