Brasil

Saúde compra mais 50 milhões de vacinas contra covid-19 da Pfizer

O contrato prevê, neste momento, a entrega de vacinas bivalentes para pessoas acima de 12 anos e vacinas monovalentes para crianças de 6 meses a 11 anos

Versão pediátrica da vacina da Pfizer tem dosagem diferente da usada em faixas etárias acima de 12 anos (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Versão pediátrica da vacina da Pfizer tem dosagem diferente da usada em faixas etárias acima de 12 anos (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 18h21.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 18h39.

O Ministério da Saúde e o laboratório Pfizer assinaram, nesta sexta-feira, 30, um acordo para a compra de mais 50 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O contrato prevê, neste momento, a entrega de vacinas bivalentes para pessoas acima de 12 anos e vacinas monovalentes para crianças de 6 meses a 11 anos.

A compra complementa o contrato vigente, que chegará a um total de 150 milhões. Ao longo de 2022, 81 milhões de doses já foram entregues ao Brasil. As 69 milhões de doses restantes serão entregues até o segundo trimestre de 2023.

Na faixa etária de 6 meses a 4 anos de idade estão previstas duas entregas em 2023: a primeira, com 16 milhões de doses, no primeiro trimestre, e a segunda, com 6,68 milhões de doses, no segundo trimestre.

Para as crianças de 5 a 11 anos de idade, o contrato prevê também duas entregas: a primeira, com 11 milhões de doses, até o primeiro trimestre, e a segunda, com 6,57 milhões, no segundo trimestre. Já para o público adulto, está prevista uma entrega de 9,7 milhões de doses da vacina bivalente BA.4/BA.5 até junho.

O contrato vigente também inclui a entrega de potenciais vacinas, adaptadas às novas variantes, que venham a ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz o ministério.

Até o momento, o Ministério da Saúde investiu mais de R$ 38 bilhões na aquisição de vacinas contra a covid-19. A pasta distribuiu mais de 577 milhões de doses de imunizantes para todos os estados e o Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusMinistério da SaúdePfizer

Mais de Brasil

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo

Grupo Comporte vence leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM

Chuva forte deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos nesta sexta-feira