Brasil

Sarney assume interinamente a Presidência da República

Com a presidente Dilma Rousseff na Rússia e o vice-presidente, Michel Temer, em Portugal, Sarney ficará "no exercício da Presidência" até sábado (15) à noite


	A manobra para José Sarney assumir a Presidência foi um gesto de cordialidade do Planalto, pois o governo precisa do apoio dele para conter problemas no Congresso
 (Geraldo Magela/Agência Senado)

A manobra para José Sarney assumir a Presidência foi um gesto de cordialidade do Planalto, pois o governo precisa do apoio dele para conter problemas no Congresso (Geraldo Magela/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 09h39.

Brasília - Depois de 22 anos, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) retorna à Presidência da Republica, mas agora como interino. Com a presidente Dilma Rousseff na Rússia e o vice-presidente, Michel Temer, em Portugal, Sarney ficará "no exercício da Presidência" até sábado (15) à noite, quando Temer retornará ao Brasil.

O terceiro na lista de sucessão, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), teve uma interinidade-relâmpago. Assumiu na quarta-feira (12) à noite, após o embarque de Temer, e sete horas depois viajou para o Panamá, onde cumprirá agenda de dois dias.

A manobra para Sarney assumir a Presidência foi um gesto de cordialidade do Planalto para homenageá-lo, em um momento em que o governo precisa do apoio dele para conter diversos problemas no Congresso. Entre eles, a tentativa de derrubar a proposta de partilha dos royalties do petróleo.

Sarney promete ser o mais discreto possível em sua passagem pelo Planalto e já avisou à assessoria da Presidência que pretende, apenas, cumprir o rito determinado pela Constituição, sem assinar nenhum tipo de ato ou fazer qualquer tipo de cerimônia.

A previsão é de que a presidente Dilma chegue ao Brasil entre o sábado (15) à noite e a madrugada do domingo (16), desembarcando em Fortaleza (CE) para a inauguração do Castelão, primeiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações.

Acompanhe tudo sobre:GovernoJosé SarneyMDB – Movimento Democrático BrasileiroPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSenado

Mais de Brasil

Acidente da Tam: maior tragédia da aviação brasileira completa 17 anos

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Mais na Exame