Brasil

São Paulo tem 800 mil imóveis sem energia dois dias após vendaval

Corte no fornecimento afeta diretamente serviços essenciais; Enel não tem previsão para energia voltar

Vila Mariana: queda de árvores sobre carros na rua Paula Ney (Paulo Pinto/Agência Brasil/Agência Brasil)

Vila Mariana: queda de árvores sobre carros na rua Paula Ney (Paulo Pinto/Agência Brasil/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 08h11.

Última atualização em 12 de dezembro de 2025 às 08h12.

Priorizar nos meus resultados Google

Quase 50 horas após o vendaval que atingiu cidades da Grande São Paulo, cerca de 800 mil imóveis permanecem sem energia elétrica, segundo boletim da concessionária Enel divulgado às 6h desta sexta-feira, 12.

A cidade de São Paulo é o local mais afetado, com 586.874 mil imóveis sem luz. Cotia, o segundo, tem 26.194 pessoas sem energia.

O corte no fornecimento afeta diretamente serviços essenciais. Entre os mais comprometidos estão os semáforos, prejudicando o trânsito em vias de alto fluxo, além do abastecimento de água, impactado pela paralisação de sistemas de bombeamento, e o funcionamento do transporte público em áreas com sinalização comprometida.

Ainda não há prazo definido para a normalização total do serviço. A Enel informa que equipes seguem atuando nos pontos críticos, mas os danos à rede exigem ações complexas, especialmente em regiões com árvores caídas e infraestrutura comprometida.

Ventania em SP

Na quarta-feira, uma forte ventania causou diversos estragos em São Paulo e região metropolitana.

A ventania acontece pela formação de um ciclone extratropical, resultado de uma área de baixa pressão atmosférica que avança desde o Sul do país.

Acompanhe tudo sobre:EnelSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula subestimou Flávio e comando da campanha precisa ser demitido, diz cientista político

Reforma tributária pode encarecer a conta de água em 18%, diz representante das concessionárias

Em reunião com aliados, Lula indica calibragem sem mudança no comando da campanha

Vai ter debate no 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro?