Exame Logo

São Paulo, Rio e outros 9 estados têm alerta laranja para chuvas neste sábado

Na capital paulista concessionária Enel alertou para o risco de queda de energia

Chuvas na região Sul (Prefeitura POA/Divulgação)

Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 09h54.

Última atualização em 20 de janeiro de 2024 às 09h56.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para tempestade em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Amazonas, Roraima e Mato Grosso receberam alerta laranja para chuvas intensas.

Enel alerta para risco de queda de energia

Em São Paulo, a Enel, concessionária de energia, emitiu um aviso aos consumidores sobre o risco de possíveis quedas de energia devido às condições climáticas. Chuvas intensas no segundo semestre do ano passado chegaram a deixar milhões de pessoas temporariamente sem energia na região metropolitana de São Paulo.

Veja também

A empresa informou que eventuais quedas de energia podem ser avisadas por meio de SMS gratuito para o número27373 com a palavra LUZ junto com o número da instalação que está com falta de energia. Por exemplo: LUZ012345678.

Confira algumas das principais orientações da Defesa Civil de SP durante temporais:

Outras localidades do País:

Região Sul

Uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e o ar quente e úmido que está sobre o Sul do Brasil formam nuvens carregadas sobre a Região Sul. O Rio Grande do Sul tem períodos com sol e pancadas dechuva, de acordo com a Climatempo.

Achuvaainda pode ser no extremo norte do Estado, onde estão a serra e o planalto. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica mais instável, com pancadas dechuvafrequentes e risco de temporais, incluindo na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba.

Região Norte

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do País e áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical geram nuvens carregadas sobre a região. Não há previsão dechuvaapenas para Boa Vista.

Região Centro-Oeste

Conforme a Climatempo, a alta pressão atmosférica influencia o Centro-Oeste e menos nuvens carregadas crescem em grande parte da região. O calor ainda é intenso em toda a região.

A maioria das áreas do Centro-Oeste tem muito sol e possibilidade de pancadas dechuvaisoladas à tarde e à noite. Não deve chover na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

O ar úmido está se espalhando novamente sobre o interior do Nordeste as condições parachuvavoltam a aumentar. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a provocarchuvana costa norte da região, de acordo com a empresa brasileira de meteorologia.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame