Brasil

Sabesp reduz fornecimento de água de Cantareira

Cidades atendidas no atacado pelo Sistema Cantareira terão fornecimento reduzido em 15,5%


	Sabesp: cidade de Guarulhos, que recebe 2.500 litros/s, registrou queda no consumo de apenas 2% durante o período de incentivo à redução do consumo
 (SABESP/Divulgação)

Sabesp: cidade de Guarulhos, que recebe 2.500 litros/s, registrou queda no consumo de apenas 2% durante o período de incentivo à redução do consumo (SABESP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 14h08.

São Paulo - A Sabesp, companhia de água e saneamento de São Paulo, reduzirá em 15,5 por cento o fornecimento de água para cidades atendidas no atacado pelo Sistema Cantareira, informou a empresa em nota nesta quinta-feira.

São Caetano do Sul e Guarulhos seriam as cidades afetadas, mas apenas a última sentirá de fato o impacto da redução, já que a primeira já reduziu voluntariamente seu consumo em 18 por cento.

A vazão de água será reduzida de 33 para 27,9 metros cúbicos por segundo, em decisão motivada por determinação dos órgãos reguladores a Agência Nacional de Águas e Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee), disse a Sabesp em nota.

A cidade de Guarulhos, que recebe 2.500 litros/s, registrou queda no consumo de apenas 2 por cento durante o período de incentivo à redução do consumo, por isso, a Sabesp aplicará à cidade redução de cerca de 390 litros por segundo no fornecimento.

A assessoria de imprensa da Sabesp explicou que a redução será feita de forma escalonada em 4 dias, reduzindo o fornecimento de água aos poucos, até de que chegue à vazão estipulada. A partir de então o fornecimento menor de água será mantido por tempo ainda indeterminado.

"Para São Caetano do Sul não haverá mudanças, pois já houve uma redução de consumo, diante das ações de gestão da autarquia municipal", informou a Sabesp.

A Sabesp já tinha lançado, em 1 de fevereiro, medida para incentivar a redução do consumo de água do Sistema Cantareira, com desconto de 30 por cento para os consumidores que reduzirem o consumo em 20 por cento em relação à média dos últimos 12 meses.

"Apenas com essa medida, a população atendida pelo Sistema Cantareira apresentou uma queda de 2.400 litros/s, volume suficiente para abastecer cerca 700 mil pessoas", informou a empresa.

Apesar disso, o nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira continua crítico, a 15,6 por cento da capacidade atualmente.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

Aeroportos, portos, energia e água: Servidores anunciam greve geral; entenda

'Prioridade é acelerar investimentos e universalizar até 2029': Natália Resende analisa nova Sabesp

União Europeia doa 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia

Novo lança candidatura de Carol Sponza à prefeitura do RJ com apelo ao voto feminino

Mais na Exame