Brasil

Rio pede ao Ministério da Saúde doação de respiradores e medicamentos

Entre os remédios estão itens do "kit intubação", que pode faltar em outros locais do país. Governo do estado não informou se Rio corre risco de desabastecimento dos insumos

Rio solicitou 440 respiradores, 500 camas e quase 3,8 milhões de remédios (Andre Coelho/Bloomberg/Getty Images)

Rio solicitou 440 respiradores, 500 camas e quase 3,8 milhões de remédios (Andre Coelho/Bloomberg/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 24 de março de 2021 às 10h23.

Diante da pressão por mais leitos, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, pediu ao Ministério da Saúde a doação de equipamentos e medicamentos. No documento obtido pelo GLOBO, a lista mostra a solicitação de 440 respiradores, 500 camas e quase 3,8 milhões de remédios.

No ofício, o secretário diz que os equipamentos e insumos serão usados em unidades de saúde geridas pelo estado e pelos municípios.

"Considerando que a situação é complexa e demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a serem efetivadas por intermédio da conjunção de esforços de todos os entes federados; e considerando o recente aumento do número de casos no Estado do Rio de Janeiro, com o consequente crescimento da demanda por leitos; Dirigimo-nos a V. Exa para solicitar os vossos bons préstimos no sentido de promover a doação dos equipamentos e medicamentos abaixo relacionados, a serem destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, nas unidades de saúde estaduais e municipais do Rio de Janeiro", diz trecho do documento assinado por Chaves.

Acompanhe tudo sobre:HospitaisMinistério da SaúdeRio de JaneiroSUS

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho