Brasil

Rio Grande do Sul e SC têm temperaturas abaixo de 0ºC

Geadas cobriram de branco ao menos 20 municípios serranos catarinenses e também diversos gaúchos


	Geada: a previsão é de que a temperatura caia ainda mais nesta noite
 (Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema)

Geada: a previsão é de que a temperatura caia ainda mais nesta noite (Marília Oliveira/ Prefeitura de Urupema)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 14h28.

Florianópolis e Porto Alegre - Cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram temperaturas abaixo de 0°C na madrugada desta terça-feira, 24.

Geadas cobriram de branco ao menos 20 municípios serranos catarinenses e também diversos gaúchos.

Treze cidades de Santa Catarina estavam com os termômetros abaixo de 0ºC às 6 horas. Em Urupema fez -3,8 °C; em Bom Jardim, -2,7 °C; e em São Joaquim -0,7 °C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de que a temperatura caia ainda mais nesta noite. Municípios do Oeste tiveram mínima de 1°C.

Segundo o meteorologista Clóvis Corrêa, uma massa de ar polar que cruza o Estado é responsável pelo frio intenso que se perpetuará ao longo da semana, apesar do sol, que apareceu cedo.

No Estado, a geada tem impulsionado fortemente o turismo. Segundo os meteorologistas, as pessoas que programaram o feriado na Serra encontrarão forte geada.

Também comemoram o frio os pescadores. Esta é a melhor safra artesanal de tainha dos últimos tempos. Foram pescadas 980 toneladas até agora. Segundo a Federação dos Pescadores de Santa Catarina, é o frio que traz o peixe para a costa catarinense.

O êxito na pesca, entretanto, é visto com preocupação pela Defesa Civil, que desaconselha a navegação artesanal. Um ciclone extratropical tem criado ondas de 4 metros na costa catarinense.

A agitação do mar, somada à maré viva, tem provocado constantes alagamentos em cinco cidades catarinenses, entre elas Florianópolis.

A cheia de rios imunda o acesso ao aeroporto Hercílio Luz, bairros do sul da ilha e a cabeceira da ponte Pedro Ivo.

No RS

Diversas cidades gaúchas também amanheceram com geada nesta terça-feira. Foi o caso de Bagé, na fronteira com o Uruguai, no sul, que registrou campos cobertos de gelo nesta manhã, onde a mínima foi de 4°C.

Já a menor temperatura em todo Estado ocorreu em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, no nordeste gaúcho: -0,3°C, conforme o Inmet.

As temperaturas baixas são resultado de uma massa de ar seco e frio que está sobre o Rio Grande do Sul. Porto Alegre registrou mínima de 5ºC. Além disso, a capital contou com uma forte neblina que obrigou o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O terminal paralisou suas atividades às 6h43 e retornou apenas às 8h20. Por conta disso, uma partida foi cancelada e 15 atrasaram. Das chegadas, duas sofreram atrasos.

A previsão é de noites e madrugadas geladas, mas dias firmes e com temperaturas subindo gradualmente. Nuvens retornam nesta quarta-feira. Já na quinta, o sol volta e as marcas ficam mais amenas.

Acompanhe tudo sobre:FrioRio Grande do SulSanta Catarina

Mais de Brasil

Veja como votou cada deputado na proposta do pacote de corte de gastos

TSE forma maioria para rejeitar candidatura de suspeito de envolvimento com milícia

Fim do DPVAT? Entenda o que foi aprovada na Câmara e o que acontece agora

IFI: governo precisa de superávits primários de 2,4% para estabilizar dívida pública