Brasil

Rio dispensa da vistoria carros com até dois anos

Donos de carros zero também deixarão de pagar a taxa de licenciamento anual (hoje fixada em 101,77 reais) nos dois anos seguintes aos da compra


	Carros e ônibus parados no Rio: medida beneficiará os carros considerados de uso não intensivo
 (Fernando Lemos/ Veja Rio)

Carros e ônibus parados no Rio: medida beneficiará os carros considerados de uso não intensivo (Fernando Lemos/ Veja Rio)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 19h28.

Rio - Automóveis zero-quilômetro comprados no Rio, a partir de 2012, estão dispensados da vistoria anual nos dois anos seguintes. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 22, pelo governo do Estado. Já havia isenção no primeiro ano de uso. Agora, o prazo foi ampliado.

Além da liberação da vistoria, os donos de carros zero também deixarão de pagar a taxa de licenciamento anual (hoje fixada em 101,77 reais) nos dois anos seguintes aos da compra. A medida beneficiará os carros considerados de uso não intensivo - de passeio particulares com capacidade para até cinco passageiros.

"Ela baseia-se no entendimento técnico de que, nos três primeiros anos de uso, o desgaste de carros na situação descrita não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases", afirmou o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran). Não serão contemplados veículos de uso intensivo, como ônibus, micro-ônibus e caminhões, e da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes, motos ou utilitários, além de particulares com mais de cinco passageiros.

Agora, um carro zero comprado em 2012, já isento em 2013, não será submetido à vistoria também em 2014. Veículos comprados em 2013 só precisarão realizar o procedimento em 2016. O anúncio ocorre quatro dias após a prisão de 71 funcionários do Detran acusados de envolvimento numa quadrilha que aprovava veículos sem manutenção em vistorias-fantasmas, entre outras fraudes. O esquema movimentaria R$ 2 milhões por mês, segundo a denúncia do Ministério Público.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscidades-brasileirasguia-de-imoveisMeio ambienteMetrópoles globaisRio de JaneiroVeículosVistorias

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário