Brasil

Rio de Janeiro quer se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade em 2012

Cidade quer usar sua beleza natural para entrar na lista da Unesco

Vista do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro: cidade maravilhosa (Wikimedia Commons)

Vista do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro: cidade maravilhosa (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 14h25.

Rio de Janeiro - A cidade do Rio de Janeiro quer ser declarada em 2012 Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de acordo com suas atrações paradisíacas e a harmonia que existe entre o homem e seus encantamentos naturais, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O Rio optará pela categoria de Paisagem Cultural depois que o Centro de Patrimônio Mundial, órgão encarregado de tomar a decisão, incluísse em sua agenda do próximo ano a candidatura da cidade brasileira.

O relatório já foi entregue à Unesco e será analisado na 36ª sessão do Centro do Patrimônio Nacional Mundial em 2012, detalhou nesta segunda-feira o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para alcançar o título, a Unesco avalia a importância que existe entre as características intrínsecas e paradisíacas da cidade e a relação com seus habitantes.

A proposta do Rio de Janeiro para conseguir o título, elaborada pelo Iphan, reúne os principais atrativos da cidade como o Pão de Açúcar e o Corcovado, a praia de Copacabana, a Floresta da Tijuca e o Jardim Botânico.

O dossiê da candidatura também destaca o crescimento da cidade "entre o mar e a montanha" e a contribuição do Rio de Janeiro para o panorama da cultura internacional através do samba, da bossa nova e do Carnaval.

O conceito de paisagem cultural, adotado pela Unesco em 1992, costuma ser reconhecido em áreas rurais, em sistemas agrícolas tradicionais, em jardins históricos e em outros lugares simbólicos e religiosos.

"O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará uma nova visão sobre seus bens culturais na medida em que será a primeira paisagem cultural urbana a ser declarada como Patrimônio Mundial", ressalta a candidatura carioca.

Há uma década, Rio de Janeiro se candidatou ao Patrimônio da Humanidade na categoria de Patrimônio Misto, Natural e Cultural.

A Unesco, no entanto, rejeitou a proposta e pediu à cidade para se apresentar na modalidade de Paisagem Cultural, reconhecimento que espera alcançar no ano que vem.

No caso de conquistar a declaração, Rio de Janeiro seria a quarta cidade brasileira a levar o título depois de Ouro Preto, Olinda e Brasília.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

Quem são os candidatos a vereador em Belo Horizonte nas eleições de 2024; veja os números

Quem são os candidatos a prefeito de Goiânia nas eleições municipais de 2024

Justiça de São Paulo bloqueia 15 sites de jogos online

Seca muda a cor do Rio Pinheiros na cidade de São Paulo