Brasil

Receita não tem estimativa de arrecadação com alta do IOF

Segundo subsecretário de Tributação, alta do imposto não tem como objetivo aumentar a arrecadação

A Receita ainda precisa de mais informações para fazer uma estimativa de arrecadação com a alta do IOF (Raul Júnior/VOCÊ SA)

A Receita ainda precisa de mais informações para fazer uma estimativa de arrecadação com a alta do IOF (Raul Júnior/VOCÊ SA)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2011 às 16h50.

Brasília – A Receita Federal informou não ter estimativa de quanto o governo arrecadará a mais com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito para pessoas físicas. Segundo o subsecretário de Tributação, Sandro Serpa, a equipe econômica não calculou o valor porque o imposto é apenas regulatório e não tem o objetivo de aumentar a arrecadação.

As novas alíquotas, esclareceu Serpa, só entrarão em vigor a partir de amanhã (9). O decreto com o aumento das alíquotas estabelece que o reajuste só passa a valer a partir do dia seguinte à publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com o subsecretário, o efeito sobre o caixa do governo só será conhecido depois que a Receita souber o impacto da medida sobre a concessão de empréstimos e financiamentos. “A Receita não tem estudos conclusivos. Primeiro, temos de acompanhar o mercado para ver o volume de concessão de crédito e, só depois, teremos condições de ver o impacto fiscal”, afirmou Serpa.

Em 2008, quando o governo tinha aumentado o IOF nas operações de crédito de 1,5% para 3% ao ano, medida igual à anunciada ontem (7), o governo tinha anunciado a estimativa de arrecadação. Na época, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que o aumento da alíquota provocaria impacto fiscal de R$ 8 bilhões naquele ano.

Por causa da crise econômica, o IOF voltou para 1,5% ao ano, no fim de 2008. O imposto permaneceu nesse nível até ontem, quando o governo decidiu dobrar a alíquota novamente para conter o crédito e segurar a inflação provocada pelo excesso de demanda.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilImpostosLeãoReceita FederalIOF

Mais de Brasil

Aeroportos brasileiros superam 120 milhões de passageiros em 2025

STF torna ré mulher que hostilizou Flávio Dino em avião no Maranhão

São Paulo avança para estrear modelo inédito de licitação no Brasil

Cerca de um terço dos cursos de medicina do país tiveram desempenho ruim no Enamed