Brasil

Ratinho Júnior é aprovado por 81% e desaprovado por 14% no Paraná, diz Quaest

A pesquisa indica que 67% dos eleitores acreditam que Ratinho merece eleger um sucessor em 2026

A pesquisa indica que 67% dos eleitores acreditam que Ratinho merece eleger um sucessor ao governo do Paraná (Eduardo Frazão/Exame)

A pesquisa indica que 67% dos eleitores acreditam que Ratinho merece eleger um sucessor ao governo do Paraná (Eduardo Frazão/Exame)

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 07h38.

O trabalho do governador Ratinho Júnior (PSD) tem aprovação de 81% dos eleitores do estado de Paraná e reprovação de 14%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 27. O estudo indica que 5% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

O patamar de aprovação é o mesmo da pesquisa anterior do instituto realizada em dezembro, a desaprovação do governo oscilou um ponto negativo, saindo de 15% para 14%, assim como os que não sabem, que passaram de 4% para 5%. Ainda assim, as variações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na avaliação do governo do Paraná, os que apontam a gestão como positiva cresceram na comparação com o estudo há dois meses. Eles passaram de 59% para 65%. Enquanto que as avaliações como regular caíram de 31% para 24%.

Os que avaliam como negativa oscilaram de 5% para 6%. Outros 5% disseram que não sabem ou não responderam.

O desempenho de Ratinho Júnior também é majoritariamente positivo em todos os recortes demográficos. Assim como entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, um total de 61%, e os que escolheram o ex-mandatário Jair Bolsonaro, 71%.

Sucessão em 2026

Reeleito em 2022, o governador do Paraná não poderá concorrer nas eleições para o cargo no estado em 2026. A pesquisa indica que 67% dos eleitores acreditam que Ratinho merece eleger um sucessor. Os que são contrários à ideia somam 23% e os que não sabem ou não responderam são 10%.

O nome mais cotado, segundo a Quaest, é o do senador Sergio Moro (União Brasil). O parlamentar aparece com 30% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), com 18%.

A jornalista Cristina Graeml (Podemos), derrotadas nas eleições para prefeitura, no ano passado, vem na sequência com 10% das intenções de voto, tecnicamente empatada com Zeca Dirceu (PT), que tem 7%.

Os indecisos sobre a corrida para o governo do Paraná em 2026 são 15% e os que afirmam que votarão em branco, nulo ou não irão às urnas são 20%.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 1.104 entrevistas com eleitores do Paraná. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Paraná

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas