Exame Logo

‘Quem me representa?’ mostra deputados que votam como você

Site cria ranking em tempo real cruzando as votações de pautas polêmicas na Câmara com a opinião do eleitor

Eduardo Cunha, do PMDB, fala ao telefone (Renato Araújo/ABr)

Raphael Martins

Publicado em 7 de agosto de 2015 às 14h46.

Última atualização em 3 de agosto de 2017 às 15h27.

São Paulo – Além da crise política do governo Dilma Rousseff , outro assunto recorrente quando o assunto é política é o grupo de pautas polêmicas votadas na Câmara dos Deputados , conduzidas pelo presidente Eduardo Cunha . Mas você sabe se seu deputado federal está votando de acordo com os seus interesses?

No site “Quem me representa?” é possível votar pautas como redução da maioridade penal, financiamento privado de campanha e a emenda de terceirização para testar sua compatibilidade de ideias com deputados eleitos.

Veja também

O questionário cruza os registros das votações na Câmara e pede sua opinião. Assim, ele monta em tempo real um ranking de afinidade entre eleitor e deputado, mostrando se o seu escolhido está em sintonia com o que se esperava.

O sistema calcula ainda uma porcentagem de compatibilidade, indicando quais foram os votos iguais e divergentes em cada pauta — são excluídas as abstenções. Caso o deputado não tenha participado de alguma das votações, ela também é excluída do resultado final. Buscar deputados específicos para comparação também é possível.

“Muita gente se surpreendeu com a votação do seu deputado nas pautas mais polêmicas e não tinha nenhuma ferramenta que o eleitor pudesse visualizar e acompanhar facilmente o andamento da Câmara”, conta Andryw Marques, um dos idealizadores do projeto. “Nosso objetivo no evento é sempre criar algo relevante e útil para a sociedade envolvendo dados públicos”

Origem

O projeto foi desenvolvido por Andryw Marques, Nazareno de Andrade, João Arthur e Igleson Freire no 3º Hackfest Analytics, promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande. O evento reúne de 20 a 30 pessoas por edição para criar novas ferramentas para análise de dados em um fim de semana. O próximo está marcado para o fim de agosto.

De lá também saiu o projeto " House of Cunha ", que usa os mesmos dados de votação de deputados para posicioná-los como oposição ou situação em relação aos interesses do presidente da Câmara.

Através do "Cunhômetro", é possível visualizar quais deputados certamente contribuirão para que os projetos de Eduardo Cunha sigam adiante e quais certamente votarão contra. No topo do Cunhômetro estão Waldir Maranhão (PP), Takayama (PSC) e Celso Jacob (PMDB). Os que mais discordam são Ivan Valente (PSOL), Carmen Zanotto (PPS) e Augusto Carvalho (Solidariedade).

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosEduardo CunhaEleiçõesPolítica no Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame