Brasil

Quem é André de Paula, novo ministro da Pesca anunciado por Lula

O parlamentar faz parte da cota do PSD para garantir apoio do partido a Lula no Congresso

Deputado do PSD, André de Paula (facebook/Reprodução)

Deputado do PSD, André de Paula (facebook/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 14h56.

Última atualização em 29 de dezembro de 2022 às 15h22.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira que o deputado federal André de Paula (PSD-PE) será o futuro ministro da Pesca, pasta que será recriada pelo governo petista. O parlamentar faz parte da cota do PSD para garantir apoio do partido a Lula no Congresso. Além da Pesca, a sigla ficará com Agricultura e Minas e Energia.

Pernambucano, o novo ministro foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 1998, mas se licenciou do cargo para assumir a secretaria Estadual de Produção Rural e Reforma Agrária de Pernambuco durante o governo de Jarbas Vasconcelos. Durante sua vida pública, o deputado, que é formado em Direito, também presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Em 2016, o deputado votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Neste ano, André de Paula perdeu a queda de braço com Teresa Leitão (PT) para ser candidato ao Senado na chapa do PT em Pernambuco, que apoiou Danilo Cabral (PSB )ao governo, e foi candidato ao cargo na chapa de Marília Arraes (SD). André, no entanto, acabou perdendo a eleição para o Senado para Teresa.

Além de André de Paula na Pesca, o PSD conseguiu emplacar os senadores Carlos Fávaro (MT) na Agicultura e Alexandre Silveira (MG) no ministério de Minas e Energia.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Governo Tarcísio é aprovado por 68,8% e reprovado por 26,7%, diz Paraná Pesquisas

China desafia domínio da Starkink com planos de serviço de internet via satélite no Brasil

Governo divulga novo cronograma do CNU; veja datas atualizadas

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação