Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 10 de novembro de 2024 às 00h00.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza neste domingo, 10, o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 4,3 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição.
No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram uma redação sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil e responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas.
No segundo dia de provas, serão 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Os aplicantes têm até às 18h30 para finalizar a primeira parte do exame, no horário de Brasília. Para os participantes com tempo adicional a prova termina às 19h30 e para os participantes da vídeoprova em Libras, 20h30.
O aluno que quiser levar o caderno de provas para a casa só poderá deixar a sala a partir das 18h, meia-hora antes do término do exame.
A prova começa às 13h30, já com todos os alunos em sala e com o caderno com as questões do exame.
Os portões das escolas abrem às 12h e fecham às 13h, pontualmente. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos que não chegaram a tempo não poderão mais realizar a prova.
Para acessar o cartão de inscrição, o candidato deve acessar a página do participante por meio do login da plataforma Gov.br. Será necessário informar o CPF e a senha.
Não. O Inep informa que não é possível alterar o local de prova depois que o processo de inscrição tenha sido encerrado.
Existem duas notas a serem calculadas, a média simples e a média por pesos. Veja como calcular cada uma delas:
Média simples: Para saber o resultado final, basta somar as cinco notas de cada uma das categorias — Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Com a soma feita, basta dividir o valor por cinco para obter a média simples.
Média por pesos: Essa segunda nota está mais voltada ao tipo de curso pretendido, porque o peso de cada uma das cinco categorias pode variar de acordo com cada universidade. Uma vez descoberto o peso (1, 2 ou 3) de cada categoria, é preciso multiplicar cada nota pelo peso atribuído pela universidade. Depois de multiplicar as notas de acordo com os pesos relativos, basta somar os resultados dividir o valor final pela soma de todos os pesos. O restante da divisão corresponde à média por pesos.