Brasil

Qual será o tema da redação da Fuvest 2024? Veja principais apostas

O tema da redação será revelado somente no momento da prova, o que gera muita expectativa para os estudantes que se prepararam o ano inteiro para o exame

Fuvest: veja possíveis temas da redação (Getty Images/Getty Images)

Fuvest: veja possíveis temas da redação (Getty Images/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 16 de dezembro de 2023 às 09h00.

A segunda fase da Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil, começa neste domingo, 17. Mais de 30.000 candidatos foram convocados para realizar as provas em 22 cidades do estado de São Paulo e tentar entrar na Universidade de São Paulo.

Os estudantes vão passar por dois dias de provas dissertativas, na primeira fase os estudantes responderem apenas questões de múltipla escolha. No domingo, haverá questões de Português e uma redação; e na segunda-feira, dia 18 de dezembro, perguntas de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido pelo candidato. 

O tema da redação será revelado somente no momento da prova, o que gera muita expectativa dos estudantes que se prepararam o ano inteiro para as provas. Segundo o manual de provas da FuvesT, a redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, escrita em Língua Portuguesa e letra legível.

Plataformas de estudos especializadas na preparação dos alunos divulgaram nas últimas semanas temas que os professores de redação e língua portuguesa acreditam que podem cair na redação da Fuvest. Eles consideraram o manual do candidato, os temas das últimas edições e os assuntos que estiveram em discussão no primeiro semestre deste ano. Temas como Inteligência Artificial, saúde e meio ambiente são os mais cotados entre as listas consultadas. 

Acompanhe tudo sobre:USPFuvest

Mais de Brasil

Ciro Nogueira diz que PP apoia indicado de Bolsonaro para vice de Nunes

Padilha diz que Lula ‘acabou com gastança do governo anterior’ e descarta mudança no arcabouço

Caso Samarco: atingidos fazem ato contra sigilo envolvendo novo acordo

Dino diz que governo e Congresso não comprovaram fim do orçamento secreto e marca audiência

Mais na Exame