Brasil

Massa de ar seco traz baixa umidade para maior parte do país; Inmet alerta para tempestades no RS

Capitais no Nordeste e o Norte também devem ter quarta-feira chuvosa

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de junho de 2024 às 06h45.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade em estados de pelo menos quatro regiões do país. O fenômeno já se estende por várias semanas no Brasil, em especial no Centro-Oeste, e deve perdurar durante o inverno — estação mais seca do ano. O órgão também lançou um aviso de "Perigo" para tempestades no Rio Grande do Sul.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a baixa umidade é causada por uma massa de ar seco que está estacionada em boa parte do território brasileiro, principalmente na região central. Segundo a especialista, essa massa se dá em função de um anticiclone em altos níveis, o que acaba causando um bloqueio atmosférico.

"Esse bloqueio vai atuar ao longo da semana e vai proporcionar às chuvas ficarem mais concentradas na faixa norte da região Norte, e também na faixa litorânea da região Nordeste".

No Norte, a previsão é de pancadas de chuva isoladas para Boa Vista, Manaus, Belém e Macapá, capitais mais ao norte da região. Entretanto, os termômetros das cidades devem seguir marcando temperaturas mais altas, com máxima de 35°C na capital paraense e de 33°C em Manaus.

As chuvas também chegarão ao Nordeste e devem atingir todas as capitais da região, à exceção de Teresina e São Luís. Em Salvador, a máxima é de 28°C e mínima de 22°C. Já no Recife, a previsão é de máxima de 29°C e mínima de 24°C.

No Sudeste, a influência da massa de ar seco traz calor para os últimos dias de outono. No Rio de Janeiro, os termômetros chegam a marcar máxima de 32°C nesta quarta-feira, contra mínima de 16°C. Em São Paulo, a máxima ficará em 30°C e mínima de 14ºC.

Chuvas no RS

Ramos aponta que uma frente fria que se formou nesta final de semana na região Sul deve seguir afetando o estado do Rio Grande do Sul ao longo da semana, especialmente por conta de um centro de baixa pressão que deverá atuar no local.

O Inmet também lançou um alerta de "Perigo" para tempestades que podem atingir o Rio Grande do Sul. O aviso, com validade até a manhã desta quarta-feira, indica que a chuvas podem ficar em até 100 mm/dia, com ventos intensos de ao menos 60km/h.

Em Porto Alegre, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia, com máxima de 23°C e mínima de 20°C. Para Florianópolis, em Santa Catarina, a máxima é de 26°C e mínima de 19°C.

 

Acompanhe tudo sobre:ClimaBrasilCentro-OesteRio Grande do SulSudão do SulSudesteRegião NordesteRegião Norte

Mais de Brasil

Mais da metade da população indígena no Brasil vive em áreas urbanas, aponta Censo 2022

Após exames, médicos liberam Lula para voltar a Brasília

Câmara retoma votação do pacote fiscal desidratado nesta quinta; veja o que está em jogo

Senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para 1ª carteira de motorista