Brasil

Presidente da Comissão Europeia visita Kiev no 'Dia da Europa'

Von der Leyen chegou à capital ucraniana de trem, procedente da Polônia, e se reunirá com o presidente Volodimir Zelensky

Von der Leyen: "Recebo com grande satisfação a decisão do presidente Zelensky de comemorar o Dia da Europa em 9 de maio (AFP/AFP Photo)

Von der Leyen: "Recebo com grande satisfação a decisão do presidente Zelensky de comemorar o Dia da Europa em 9 de maio (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2023 às 07h13.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou nesta terça-feira, 9, em Kiev para celebrar o "Dia da Europa", no momento em que Moscou realiza um grande desfile militar por ocasião do "Dia da Vitória".
Von der Leyen chegou à capital ucraniana de trem, procedente da Polônia, e se reunirá com o presidente Volodimir Zelensky, com quem abordará o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia (UE).

Pouco antes de sua chegada as sirenes antiaéreas foram acionadas em Kiev durante duas horas.

O presidente ucraniano decretou que o país celebrará em 9 de maio o "Dia da Europa", assim como fazem os países da UE, ignorando o tradicional desfile militar do "Dia da Vitória", uma tradição do período soviético.

Reunião

"Recebo com grande satisfação a decisão do presidente Zelensky de comemorar o Dia da Europa em 9 de maio. A Ucrânia é parte da nossa família europeia", declarou Von der Leyen à imprensa no trem durante a viagem a Kiev.

"Minha presença hoje em Kiev, no dia 9 de maio, é simbólica, mas também é sinal de uma realidade crucial e muito prática: a UE está trabalhando de mãos dadas com a Ucrânia em muitas questões", destacou.

Acompanhe tudo sobre:União EuropeiaUcrânia

Mais de Brasil

Cidade do Maranhão decreta calamidade pública por conta de voçorocas

Criminosos de fuzis atacam delegacia em Duque de Caxias após prisão de chefe do tráfico

No Planalto, clima é de desânimo após resultado do Datafolha; 8 pontos explicam reprovação recorde

Avião de pequeno porte cai e mata duas pessoas no interior de São Paulo