Brasil

Presidente da Alesp diz que vai impedir homenagem a Pinochet

Homenagem foi marcada na agenda oficial da Alesp para 10 de dezembro, data em que se comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos

Cauê Macris: presidente da Alesp disse que impedirá a realização de evento com homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet (José Antonio Teixeira/Alesp/Divulgação)

Cauê Macris: presidente da Alesp disse que impedirá a realização de evento com homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet (José Antonio Teixeira/Alesp/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 10h28.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris (PSDB), escreveu no Twitter que assinará nesta quinta-feira, 21, um ato para impedir a realização de evento com homenagem ao ditador chileno Augusto Pinochet, que governou o Chile entre 1973 e 1990.

"O ato será publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira", escreveu Macris. Quem marcou o ato solene para homenagear o ditador foi o deputado estadual Frederico D'Ávila (PSL-SP).

https://twitter.com/cauemacris/status/1197324976023621632?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1197324976023621632&ref_url=https%3A%2F%2Fpolitica.estadao.com.br%2Fnoticias%2Fgeral%2Cpresidente-da-alesp-diz-que-vai-impedir-homenagem-a-pinochet%2C70003097224

A homenagem foi marcada na agenda oficial da Alesp para 10 de dezembro, data em que se comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos e também aniversário da morte de Pinochet. O evento foi protocolado na semana passada.

Para d'Avila, o ditador chileno "conduziu seu governo de forma brilhante, impedindo que o cenário ditatorial e violador de direitos humanos cubano e soviético da época se instalasse no seio da sociedade chilena". Ainda segundo o deputado, "a visão comunista" não consegue entender "o bem que ele fez àquele país e à América Latina".

A ditadura militar chilena levou 200 mil pessoas ao exílio, torturou milhares e deixou mais de três mil mortos, sem contabilizar os desaparecidos.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalAssembleias legislativas

Mais de Brasil

Senado aprova MP que estabelece piso salarial dos professores da educação básica

Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro precisa explicar suas relações com Daniel Vorcaro

'Não precisamos de outro Bolsonaro contra o Brasil nos EUA', diz Alckmin sobre Flávio em Washington

Escala 6x1: Governo flexibilizou controle de jornada acima de R$ 21 mil para fechar acordo com Motta