Brasil

Prefeitura de SP libera estacionamento em vagas proibidas durante eleições

Segue vetado, porém, o estacionamento em corredores exclusivos de ônibus, vias com faixas exclusivas de ônibus e vias de trânsito rápido

Trânsito: a norma mais permissiva valerá também para o dia 28 de outubro, em caso de 2º turno (ale77br/Thinkstock)

Trânsito: a norma mais permissiva valerá também para o dia 28 de outubro, em caso de 2º turno (ale77br/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de outubro de 2018 às 16h11.

Última atualização em 5 de outubro de 2018 às 16h19.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo autorizou os motoristas a usar os espaços com placas de proibido estacionar no domingo, 7, dia das eleições. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Cidade nesta sexta-feira, 5.

Não está permitido, porém, o estacionamento em corredores exclusivos de ônibus, vias com faixas exclusivas de ônibus à direita ou à esquerda e vias de trânsito rápido.

A norma valerá também para o dia 28 de outubro em caso de 2º turno.

A prefeitura justifica que a liberação se deve ao "aumento na demanda por estacionamento no sistema viário e a necessidade de facilitar o acesso da população aos locais de votação".

OPERAÇÃO ESPECIAL

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá realizar um esquema especial de trânsito nos principais corredores da cidade no sábado e no domingo para garantir a mobilidade dos eleitores no acesso aos postos de votação e vias do entorno.

Segundo a CET, as vias que recebem o programa Ruas Abertas, como a Avenida Paulista, não funcionam neste domingo, permanecendo abertas aos veículos. A SPTrans também irá reforçar as linhas de ônibus em todas as regiões da cidade.

A rua Francisca Miquelina, na Bela Vista, será interditada, entre as ruas Dona Maria Paula e Aguiar de Barros, das 18h de sábado às 24h de domingo. A medida atende solicitação do Tribunal Regional Eleitoral TRE-SP.

A Zona Azul irá funcionar normalmente no Mercado da Cantareira, Parque da Aclimação, Praça Charles Miller e Parque do Ibirapuera, de acordo com os horários definidos nas placas indicativas nesses locais.

O funcionamento das Ciclofaixas de Lazer será realizado das 7h às 15h, exceto na Avenida Liberdade, na Rua Vergueiro, entre Rua São Joaquim e Avenida Bernardino de Campos e também na ligação entre a Rua da Consolação e a Biblioteca Mário de Andrade, em função da abertura do Elevado Presidente João Goulart.

ÔNIBUS

A SPTrans irá reforçar as linhas de ônibus em todas as regiões da cidade para facilitar o acesso dos eleitores às suas seções no domingo.

No total, a frota será 50% maior em relação a um domingo habitual. Os coletivos circularão normalmente nas vias que integram o programa Ruas Abertas, como a Avenida Paulista, em virtude da suspensão excepcional do programa para o dia de votação.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018LegislaçãoTrânsito

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame