Brasil

Prefeito interino de BH perde secretaria após atrito com vereadores

Álvaro Damião (União Brasil) não será mais responsável pela articulação política da prefeitura após insistir em lançar candidatura própria na eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal

Álvaro Damião: saída da secretaria ocorre após atrito político em BH (Divulgação/ Álvaro Damião)

Álvaro Damião: saída da secretaria ocorre após atrito político em BH (Divulgação/ Álvaro Damião)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 16h31.

Tudo sobreBelo Horizonte
Saiba mais

Prefeito interino de Belo Horizonte desde o último sábado, Álvaro Damião (União Brasil) enfrentou uma semana marcada por turbulências políticas. Antes de ser internado na sexta-feira passada, o prefeito Fuad Noman (PSD) já havia decidido remover Damião do cargo de secretário de Governo, função estratégica para a articulação política da prefeitura.

A decisão foi motivada por atritos gerados após Damião insistir na candidatura própria do governo à presidência da Câmara Municipal, desobedecendo orientações diretas do prefeito.

Em 1º de janeiro, durante a eleição da mesa diretora da Câmara, Damião defendeu a candidatura do líder do governo, Bruno Miranda (PDT), contrariando o posicionamento de Fuad Noman. O prefeito já havia decidido não interferir na disputa, uma vez que o presidente eleito, Juliano Lopes (Podemos), é aliado de Marcelo Aro (PP), secretário estadual da Casa Civil e uma figura central na política mineira.

Essa decisão gerou desconforto com a bancada de oito vereadores ligada a Aro, enfraquecendo a relação da prefeitura com o Legislativo. Em resposta, Fuad decidiu reinstalar Anselmo Domingos como secretário de Governo.

Conselho político e o futuro da gestão

Além da saída de Álvaro Damião, Fuad Noman determinou a criação de um conselho político para ampliar a articulação da prefeitura. O órgão incluirá lideranças do PSD e PT, como o deputado estadual Cássio Soares e o deputado federal Reginaldo Lopes.

Damião, que foi vereador entre 2017 e 2024, havia assumido a secretaria em um acordo político entre seu partido, União Brasil, e o PSD de Fuad. Sua saída reflete o impacto das decisões tomadas na semana de transição.

Saúde de Fuad Noman

Fuad Noman está internado no hospital Mater Dei desde o último sábado. De acordo com o boletim médico mais recente, o prefeito apresentou melhora clínica, com "normalização dos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios" e segue em avaliação para retirada da ventilação mecânica.

Fuad, que anunciou a remissão de um linfoma abdominal em julho, enfrenta dores nas pernas como efeito colateral do tratamento bem-sucedido contra o câncer.

Acompanhe tudo sobre:Belo Horizonte

Mais de Brasil

Qual o prazo para trocar a placa cinza pela do Mercosul? Entenda a regra

Eleitores têm até terça-feira para justificar ausência nas eleições de 2024; veja como

PPPs e concessões podem elevar investimentos de SP em mais de R$ 30 bi por ano, diz secretário

Rodovias, habitação, escolas e CPTM: secretário de SP detalha planos de concessões para 2025