Brasil

PR oficializa apoio à reeleição de Maia para comando da Câmara

Para o presidente do partido, Maia é o único que reúne condições necessárias para encampar a agenda do governo no Congresso

PR oficializou o apoio de seu partido à candidatura de Rodrigo Maia à reeleição para a Presidência da Câmara (Adriano Machado/Reuters)

PR oficializou o apoio de seu partido à candidatura de Rodrigo Maia à reeleição para a Presidência da Câmara (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 12h55.

O líder do PR na Câmara, deputado José Rocha (BA) oficializou nesta terça-feira, 8, o apoio de seu partido à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à reeleição para a Presidência da Câmara. Para ele, Maia é o único que reúne condições necessárias para encampar a agenda do governo no Congresso, principalmente em relação às pautas econômicas.

"Maia é a pessoa certa, com todos os predicados, de ter condição de ajudar o governo aqui dentro da Câmara na pauta positiva como também representar nosso poder fora da Casa", disse a jornalistas.

O partido elegeu 33 deputados na eleição do ano passado, a sexta maior bancada. Em troca do apoio, Rocha negociou a continuidade do deputado Fernando Giacobo (PR-PR) na primeira secretaria da Câmara. Apesar do acordo, Rocha afirmou nesta terça que o apoio da sigla "independe de posição na Mesa (Diretora)". O líder do PR afirmou que as negociações para as presidências das comissões temáticas da Câmara ainda não avançaram.

Rocha disse ainda que tentará demover o deputado Capitão Augusto (PR-SP) da ideia de se lançar como candidato à Presidência da Casa. O parlamentar já anunciou seu nome para o posto e não deu sinais de que irá abrir mão da eleição. "Temos esperança de conseguir convencê-lo porque o candidato do partido é Rodrigo Maia", afirmou Rocha.

Sobre a iniciativa do deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) de acionar o Supremo Tribunal Federal para garantir, via judicial, que a eleição para a Presidência da Câmara se dê em votação aberta e não com o voto secreto, como é feito hoje, Rocha disse discordar da ideia. "Houve um equívoco muito grande quando o STF determinou o voto aberto para o Senado e a esperança é de que isso seja desfeito", disse. Kim já anunciou que também quer ser candidato à Presidência da Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosRodrigo Maia

Mais de Brasil

Presidente Lula discute sobre Enel com primeira-ministra italiana

Gás mais barato? Brasil deve assinar acordo com Argentina para ampliar importação, diz Silveira

Eduardo Suplicy diz que está em remissão de câncer após quatro meses de tratamento

Presidente turco viaja ao Brasil com intenção de defender a Palestina no G20