De onde vêm os políticos mais influentes da web
Apesar de ter o maior número de parlamentares, São Paulo aparece em segundo lugar entre os estados com os políticos mais conhecidos na internet
Bárbara Ferreira Santos
Publicado em 12 de novembro de 2016 às 06h00.
Última atualização em 12 de novembro de 2016 às 06h00.
São Paulo — O Rio de Janeiro é o estado do país com mais políticos influentes nas redes sociais. Entre os 89 parlamentares mais populares na Web, o estado é representado por 12% deles.
No entanto, na composição total do Congresso , o Rio é apenas o 3º com maior número de legisladores, atrás de São Paulo e de Minas Gerais .
Entre os políticos fluminenses que se destacam na internet estão Jair Bolsonaro (PSC), Jandira Feghali (PCdoB) e Alessandro Molon (Rede).
Os dados fazem parte de um levantamento da agência de pesquisa em mídia Midialogue, que analisou o site oficial e o perfil dos congressistas em quatro redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).
Apesar de ter o maior número de parlamentares, São Paulo aparece em segundo lugar entre os estados com os políticos mais conhecidos nas redes sociais (11%).
Os parlamentares dos estados do Sudeste são os que possuem mais seguidores, mas os congressistas do Sul é que são os mais acessíveis, com presença simultânea em site, Facebook e Twitter.
Senadores se destacam
De todos os parlamentares da casa, 89 foram escolhidos como os mais influentes na internet porque concentram 65% da audiência entre os membros do Congresso.
Nesse restrito grupo, foram identificados outros fatores que os ajudaram a ser reconhecidos na web: todos os 89 têm site institucional, mantêm um perfil no Twitter e no YouTube. Além disso, a maioria (98%) tem uma conta oficial no Instagram.
Entre os políticos populares, 38% são senadores. O índice é mais que o dobro do que o registrado na composição do Congresso, em que apenas 14% dos parlamentares estão no Senado.
Já entre os deputados que estão na lista de mais influentes, 35% deles têm mais fãs no Facebook do que votos na última eleição.
PSC e PSOL entre partidos mais influentes
Apesar de possuírem poucos parlamentares, PSC e PSOL lideram na lista de seguidores no Facebook e no Twitter por partido.
Os 10 parlamentares do PSC possuem, juntos, 827 mil fãs no Facebook e 84 mil seguidores no Twitter.
Já os 6 congressistas do Psol reúnem 373 mil fãs no Facebook e 115 mil no Twitter.
Em comparação, se somados os seguidores dos políticos do PMDB, partido com a maior bancada no Congresso (86 parlamentares, no total), o número chega a apenas 41 mil fãs no Facebook e 11,3 mil seguidores no Twitter.
Veja o perfil dos parlamentares mais influentes na web:
https://infogr.am/92375cf6-32f4-4240-ae5a-8ecfed18c27d