Brasil

Políticos avaliam anúncio de nova equipe econômica de Dilma

Foram nomeados Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento


	Nelson Barbosa: economista irá assumir o Ministério do Planejamento no segundo mandato de Dilma
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Nelson Barbosa: economista irá assumir o Ministério do Planejamento no segundo mandato de Dilma (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 15h35.

São Paulo/Brasília - A presidente Dilma Rousseff anunciou quinta-feira, por meio de nota, os nomes que integrarão a equipe econômica em seu segundo mandato.

Foram nomeados Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento. Dilma também anunciou a manutenção de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.

Veja abaixo as opiniões de parlamentares sobre as nomeações da presidente.

Aloysio Nunes (PSDB-SP), líder do partido no Senado

"São nomes tecnicamente respeitáveis. Nelson Barbosa e Joaquim Levy não rezam pela mesma cartilha de uma ala do PT vocalizada pelo ministro (da Casa Civil, Aloizio) Mercadante.

Eu suspendo o meu julgamento para saber o que que eles vão fazer, quais são as medidas que vão adotar.

Ele (Levy) está habilitado para isso (mudar a política econômica), tem todas as condições técnicas e isso corresponde ao pensamento que ele tem manifestado e a ação que ele desenvolveu no governo Fernando Henrique e no primeiro mandato do Lula.

Agora, repito, vamos esperar as medidas que a política econômica tomará para tirar o Brasil da crise que está."

Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do Governo no Senado

"A escolha representa que o governo está dando uma atenção muito grande à equipe economica. É uma equipe que tem tanta experiência no setor privado como também no setor público, já que Levy e Barbosa já integraram o governo.

A escolha também demonstra que o governo vai priorizar o controle da inflação e normalizar nossos fundamentos macroeconômicos para retomar o crescimento.

O Levy traz, no meu entendimento, uma nova visão em certos aspectos, mas ele foi secretário do Tesouro no governo Lula e deu início à atual politica econômica.

Levy e Barbosa formarão uma nova dupla que tem trânsito tanto no meio empresarial como na classe política. Até agora a reação do mercado tem sido boa e acho que vai continuar assim."

Agripino Maia (DEM-RN), líder do partido no Senado

"Eu vejo com naturalidade, desejo que eles façam o que o Brasil precisa. A indicação por si só não significa nada. O que significa é a atuação.

Vamos ver o que é que a equipe econômica vai fazer, se é o que o Brasil precisa ou se é o que ela (Dilma) pregava na campanha. A indicação de nomes pouco significado tem, tendo em vista a personalidade da presidente.

Ela é quem manda na equipe econômica. Os erros cometidos eu atribuo muito menos ao Mantega e muito mais a ela."

Mendonça Filho (DEM-PE), líder do partido na Câmara

"Principalmente com relação ao Joaquim Levy, primeiro, ele é um grande economista. Mas mais uma vez é a expressão de um estelionato eleitoral da presidente Dilma.

Tem uma linha que é a antítese de todo o discruso da presidente Dilma. E ele vem para consertar a economia que está estagnada e com inflação. E desfazer toda a irresponsabilidade econômica.

(Tombini) Ele é uma figura que ao meu ver se adaptou ao comando da presidente Dilma e eu imagino que, com essa nova realidade, ele vai se adaptar ao comando do Joaquim Levy.

Ela vai reorientar a situação do Banco Central no sentido de se adequar a uma política econômica mais austera comandada pelo Joaquim Levy."

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasGoverno DilmaJoaquim LevyMercado financeiroMinistério da FazendaMinistério do PlanejamentoNelson BarbosaPersonalidadesPolítica no Brasil

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista