Exame Logo

Polícia prende 5 em flagrante após reintegração de posse

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia deteve 94 pessoas no decorrer da operação. Desses, 89 já foram liberados

Protesto contra reintegração de posse: no local, viviam cerca de 800 pessoas (Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 21h49.

São Paulo - A Polícia Militar prendeu cinco pessoas em flagrante após a reintegração de posse feita hoje (16), em um prédio abandonado no centro da capital paulista, onde no passado funcionava o Hotel Aquárius, ocupado por integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM).

No local, viviam cerca de 800 pessoas.

Veja também

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia deteve 94 pessoas no decorrer da operação. Desses, 89 já foram liberados.

Cerca de 250 policiais fizeram a reintegração de posse. Após a operação, foram registrados casos de depredação e saques a lojas.

De acordo com o comandante da Tropa de Choque, coronel Nivaldo César Restivo, o tumulto e a confusão verificados posteriormente no centro podem não estar ligados diretamente aos movimentos e à reintegração de posse.

Para ele, a confusão pode ter sido promovida por uma parte da população flutuante do local, que se aproveitou do ambiente favorável para promover saques em lojas.

“As ocupações são feitas para denunciar a quantidade de imóveis vazios na área central. Nem o governo do estado, nem o do município atendem às famílias de baixa renda nesses prédios. E aí fica a mercê da especulação imobiliária”, disse Maria das Graças Xavier, da União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo, entidade que apoia a ocupação.

Acompanhe tudo sobre:Habitação no BrasilImóveisPolícia MilitarPrédios residenciaisPrisões

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame