Exame Logo

PF investiga corrupção em exportação de máquinas agrícolas

Polícia investiga o envolvimento suspeito de uma estatal venezuelana e movimentação superior a 200 milhões de reais no período de 2010 a 2014

Polícia Federal não identificou as empresas suspeitas de irregularidades (Vagner Rosário/VEJA)
R

Reuters

Publicado em 11 de setembro de 2017 às 09h58.

A Polícia Federal deflagrou operação nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul e em São Paulo para investigar suspeita de lavagem de dinheiro na exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela , com o envolvimento suspeito de uma estatal venezuelana e movimentação superior a 200 milhões de reais no período de 2010 a 2014, informou a PF.

Segundo as investigações, que foram iniciadas com base em procedimento de fiscalização da Receita Federal, empresas sediadas na Venezuela, incluindo a estatal, remeteram vultosos valores ao Brasil a pretexto de aquisição de equipamentos agrícolas, mas parte considerável do montante não foi destinada aos fabricantes e fornecedores e, em vez disso, foi remetida ao exterior.

Veja também

"Algumas dessas transferências tiveram como beneficiárias pessoas jurídicas sediadas em paraísos fiscais. Parte dos recursos remetidos da estatal venezuelana para o Brasil seria fruto de crime", disse a PF em comunicado.

Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e nas cidades gaúchas de Canoas, Passo Fundo e Erechim, além de São Paulo e Americana (SP) como parte da chamada Operação Conexão Venezuela. Além disso, 6 pessoas são alvos de condução coercitiva.

A Polícia Federal não identificou as empresas suspeitas de irregularidades.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoPolícia FederalVenezuela

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame