Brasil

PF faz operação contra fabricação clandestina de canetas emagrecedoras

Grupo é investigado por produzir, fracionar e comercializar princípio ativo usado em remédios para emagrecimento e diabetes

Publicado em 27 de novembro de 2025 às 08h59.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 27, uma operação contra um grupo criminoso acusado de produzir, fracionar e comercializar o princípio ativo de canetas emagrecedoras quatro estados.

Segundo comunicado da PF, a tirzepatida era fabricada sem registro ou padrões sanitários. Os agentes cumprem 24 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados são alvos da ação, nomeada de Operação Slim.

Vídeos encaminhados pela corporação mostram centenas de embalagens com o medicamento.

"Foram encontrados indícios de produção em série em escala industrial, prática não permitida no âmbito da manipulação magistral autorizada pela legislação vigente", informou a corporação.

A investigação identificou que a venda do material era realizada através da internet, sem controle de qualidade. Na manhã desta quinta-feira, a PF visa identificar os responsáveis e apreender documentos, equipamentos e os insumos usados na produção.

 

Acompanhe tudo sobre:OzempicMounjaroRemédiosCrimePolícia Federal

Mais de Brasil

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025