Brasil

PF faz operação contra exploração ilegal de diamantes em terras indígenas

Cerca de 150 agentes da Polícia Federal cumprem 53 mandados de busca e apreensão em sete estados e no Distrito Federal

Os diamantes eram extraídos ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia (Bruno Kelly/Reuters)

Os diamantes eram extraídos ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia (Bruno Kelly/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de setembro de 2020 às 12h03.

Última atualização em 24 de setembro de 2020 às 12h41.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta, 24, a Operação Crassa para desarticular uma organização criminosa dedicada à exploração e ao comércio ilegais de diamantes extraídos ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia.

Cerca de 150 agentes cumprem 53 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete Estados: Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, São Paulo. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Rondônia, que determinou ainda o sequestro de imóveis dos investigados.

As apurações tiveram início em 2018 após a prisão em flagrante de três pessoas com diversos diamantes. O grupo havia ido de São Paulo a Rondônia para comprar as pedras, segundo concluiu a investigação. Na ocasião, o trio admitiu que os diamantes eram da Reserva Roosevelt, diz a corporação.

"Durante as investigações houve êxito na identificação do esquema criminoso que conta com a participação de garimpeiros, lideranças indígenas, financiadores do garimpo, avaliadores, comerciantes e intermediadores que estabelecem a conexão entre os fornecedores e o mercado consumidor nacional e internacional" informou, em nota, a PF.

A 'Crassa' mira crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro. O nome da operação remete ao estado bruto dos diamantes.

Os investigadores apontaram no início das investigações foi identificada a referência 'Bruto' ao lado dos contatos relacionados a garimpeiros e intermediários do comércio ilegal do mineral na agenda dos indivíduos presos em flagrante.

Acompanhe tudo sobre:IndígenasPolícia Federal

Mais de Brasil

Lula se reúne com ministros nesta sexta para discutir sobre Meta e regulamentação das redes

Ubatuba: pista sem extensão adequada para avião foi 'selecionada pelo piloto', diz aeroporto

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial