PF faz operação contra ataques hackers a sites do governo
As ordens foram expedidas pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal
Estadão Conteúdo
Publicado em 16 de agosto de 2022 às 16h38.
Última atualização em 16 de agosto de 2022 às 17h03.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16, uma operação batizada Dark Cloud contra hackers que atacaram sites e plataformas de diversos órgãos do governo federal no final do ano passado, entre eles o Ministério da Saúde. Na época, o ataque comprometeu o Conectsus, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.
Agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão em endereços da Paraíba, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. As ordens foram expedidas pela 12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.
Segundo a PF, as apurações identificaram uma organização criminosa transnacional especializada em ataques virtuais, 'visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos Portugal e Colômbia'.
A investigação foi aberta em 10 de dezembro de 2021, quando chegou à PF a informação de que a 'nuvem' do Ministério da Saúde havia sido atacada e diversos arquivos e dados da pasta forma deletados.
Além dos ataques ao Ministério da Saúde, o grupo sob suspeita 'acessou indevidamente' o ambiente virtual da Controladoria-Geral da União, do Ministério da Economia, do Instituto Federal do Paraná, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, da Escola Nacional de Administração Pública, da Agência Nacional de Transporte Terrestre, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal.
A ofensiva mira supostos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento; além do crime de corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente e lavagem de capitais.
Veja também:
Quem são os candidatos ao governo do Espírito Santo nas eleições de 2022
Quem são os candidatos ao governo do Mato Grosso nas eleições de 2022