Exame Logo

Peru expulsa; chapa sob suspeita…

Peru expulsa O presidente do Peru, Pedro Paulo Kuczynski, afirmou ontem em entrevista que a Odebrecht deve vender suas operações e deixar o país. O governo anunciou ainda a rescisão do contrato com a empreiteira para a construção de um gasoduto no sul do país. “Eles estão contaminados pela corrupção”, disse Kuczynski. Na semana passada, […]

MARISA E LULA: ex-primeira dama sofreu um AVC na tarde desta terça-feira / Ricardo Stuckert/Instituto Lula
DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2017 às 05h19.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h09.

Peru expulsa

O presidente do Peru, Pedro Paulo Kuczynski, afirmou ontem em entrevista que a Odebrecht deve vender suas operações e deixar o país. O governo anunciou ainda a rescisão do contrato com a empreiteira para a construção de um gasoduto no sul do país. “Eles estão contaminados pela corrupção”, disse Kuczynski. Na semana passada, o governo da Colômbia também cogitou anular um contrato com a Odebrecht por irregularidades na licitação. Em nota, a Odebrecht afirmou que segue negociando para pagar uma “justa reparação” ao Estado peruano.

Veja também

Chapa sob suspeita

Um relatório da Polícia Federal enviado ao Tribunal Superior Eleitoral revelou que pagamentos de 55 milhões de reais feitos a três gráficas pela chapa Dilma-Temer nas eleições presidenciais de 2014 teria sido desviado para outros fins. Segundo os investigadores, as gráficas sequer tinham estrutura física instalada, e foram usadas apenas para desviar os recursos. O presidente da corte, Gilmar Mendes, deve pautar uma análise sobre a investigação ainda no primeiro semestre. Os partidos envolvidos, evidentemente, negam irregularidades.

Marisa internada

A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi internada na tarde desta terça-feira em São Paulo com suspeita de AVC. Marisa sentiu-se mal em casa e foi para o pronto-socorro em São Bernardo do Campo, sendo levada de lá para o hospital Sírio Libanês. A ex-primeira-dama chegou ao hospital consciente e não há informações oficiais sobre a gravidade do caso. Ela passou por uma intervenção cirúrgica para estancar o sangramento no cérebro.

Mais rápido

A Justiça de São Paulo derrubou a liminar que proibia o aumento da velocidade das marginais Tietê e Pinheiros, na capital. Uma das promessas de campanha do prefeito João Doria, o aumento havia sido impedido por uma decisão provisória. A partir desta quarta-feira, a velocidade na parte central das marginais volta a ser de 90 km/h. A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, da 13ª Câmara de Direito Público, entendeu que o aumento da velocidade não é um retrocesso social nem eleva o risco de morte nas vias, conforme alegava a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. A desembargadora afirmou, na decisão, que o aumento faz parte do programa Marginal Segura, que inclui sinalização nas vias, ações educativas, fiscalização e medidas para garantir atendimento rápido a usuários das marginais.

Moro no STF

Deputados Federais do Paraná estão se articulando para pedir a indicação do juiz Sergio Moro para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a morte de Teori Zavascki. Liderado por Toninho Wandscheer (Pros), o movimento quer colher a assinatura dos 30 representantes do estado pedindo Moro no Supremo. O juiz sairia da vara que julga a Lava-Jato, em Curitiba, e também não poderia julgar o caso no Supremo, por já ter estado envolvido com a causa na primeira instância. Wandscheer minimizou o caso e disse que o ministro não vai para o Supremo por uma causa, mas para um mandato. O favorito para o cargo é o jurista Ives Gandra Martins Filho.

Polícia ocupa Alcaçuz

A Tropa de Choque e o Grupo de Operações Especiais da polícia do Rio Grande do Norte usou bombas para conseguir ocupar todos os pavilhões da Penitenciária de Alcaçuz, em Natal, que estava em rebelião desde o sábado 14. Depois de ocupar as alas, os policiais começaram uma revista minuciosa em todos os pavilhões. A presença dos militares deve facilitar a colocação dos contêineres que serão usados como um muro para dividir as duas facções presentes no local. O governo do Rio Grande do Norte divulgou que, desde o dia 14, 26 presos foram assassinados por outros detentos em Alcaçuz, mas estima-se que o número seja maior.

Detentos fogem em Bauru

Detentos do Centro de Progressão Penitenciária Professor Noé Azevedo, de Bauru (SP), iniciaram uma rebelião na manhã desta terça-feira. Foi ateado fogo no prédio da instituição e 152 presos fugiram. Até o final da tarde, 95 haviam sido recapturados. A penitenciária de Bauru funciona em regime semiaberto e tem capacidade para 1.124 pessoas, mas abriga atualmente 1.427, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária. O sindicato dos agentes funcionários diz que a capacidade é para 742 detentos.

Déficit menor em 2016

O Brasil encerrou 2016 com um déficit em conta-corrente de 23,5 bilhões de dólares — o melhor resultado anual desde 2007. O valor ficou pouco acima da estimativa do Banco Central, que era de um rombo externo de 22 bilhões de dólares em 2016. O déficit do ano passado representa 1,30% do produto interno bruto. Já a balança comercial teve um saldo positivo de 45 bilhões de dólares em 2016, enquanto a conta de serviços ficou negativa em 30,4 bilhões de dólares. Em dezembro, o resultado das transações correntes ficou negativo em  5,88 bilhões de dólares — o pior resultado para o mês desde dezembro de 2014.

_

40 bi no Tesouro Direto

O volume de recursos aplicados no Tesouro Direto chegou a 41,1 bilhões de reais em dezembro — ultrapassando os 40 bilhões pela primeira vez na história. O total de aplicações cresceu 3,7% em relação a novembro. Segundo informações do Tesouro Nacional, o aumento no número de investidores ativos no mês foi de 19.240 — outro recorde da série histórica. Em dezembro, foram realizadas 187.270 operações de investimento no Tesouro Direto, também o maior número registrado em um mês desde o lançamento do programa.

_

Derrota para May

A Suprema Corte do Reino Unido confirmou uma decisão anterior da corte de Londres e decretou que a premiê Theresa May precisa de aprovação do Parlamento antes de disparar o artigo 50, que dá início ao Brexit, processo de saída da União Europeia. A decisão é uma derrota para May, que desejava que o processo começasse em março. David Davis, secretário do Brexit, afirmou que vai apresentar um texto ao Parlamento “dentro de alguns dias” — o que deve acontecer na quinta-feira 26, segundo fontes próximas ao governo.

Cessar-fogo na Síria

Mediados por Rússia, Turquia e Irã, representantes do governo de Bashar al-Assad chegaram a um acordo para um novo cessar-fogo na Síria, no segundo dia de uma reunião em Astana, no Casaquistão. Os países afirmaram que haverá um mecanismo para “garantir a completa aplicação do cessar-fogo”, visto que acordos desse tipo já falharam no passado. Os rebeldes, que não participaram ativamente das conversas, pedem o fim dos ataques militares do governo sírio. Uma nova reunião — dessa vez com a presença dos rebeldes — deve ocorrer em fevereiro, em Genebra, com a mediação da ONU.

Netanyahu: mais presença na Cisjordânia

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, aprovou a construção de mais 2.500 casas em assentamentos na Cisjordânia, território ocupado pelos palestinos. Com a decisão, o governo israelense ignora uma resolução de dezembro da ONU que afirma que os assentamentos são uma “violação” e prejudicam as negociações de paz. Na ocasião, a administração de Obama se absteve da votação, o que irritou Israel, que desejava que os americanos a vetassem. Analistas acreditam que a postura ofensiva de Netanyahu leva em consideração as mudanças na Casa Branca, uma vez que Trump é menos pró-Palestina do que o antecessor — o magnata vem discutindo, por exemplo, a mudança da embaixada americana de Tel-Aviv para Jerusalém, outra medida que irritaria os palestinos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame