Brasil

“Pare com a destruição da Amazônia”, dizem ativistas a Bolsonaro em Israel

ONG ambientalista Greenpeace estendeu um grande banner com a mensagem em frente ao hotel onde o presidente está hospedado em Jerusalém

Saia justa: “Bolsonaro, pare com a destruição da Amazônia”, diz banner em frente a hotel do presidente. (Greenpeace/Divulgação)

Saia justa: “Bolsonaro, pare com a destruição da Amazônia”, diz banner em frente a hotel do presidente. (Greenpeace/Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 2 de abril de 2019 às 10h06.

Última atualização em 2 de abril de 2019 às 10h06.

São Paulo - Em visita oficial a Israel, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido com honras pelo premiê Benjamin Netanyahu no domingo, mas enfrentou criticismos ao chegar ao hotel onde está hospedado em Jerusalém.

A ONG ambientalista Greenpeace estendeu um grande banner com a mensagem, em inglês, "Bolsonaro, pare com a destruição da Amazônia" em frente ao local.

Entre agosto de 2017 e julho de 2018, foram derrubados 7.900 quilômetros quadrados de florestas na Amazônia brasileira, área maior que o Distrito Federal. O aumento no desmatamento, de 14% em relação ao levantamento anterior, foi o maior nos últimos 9 anos.  

"Nós vamos lembrar o Presidente da importância da Amazônia a todo momento, sem descanso. Uma área correspondente a dois campos de futebol da floresta amazônica brasileira é desmatada a cada minuto. Trata-se de um patrimônio de todos os brasileiros que está sendo destruído. Isso é inaceitável e precisa ter um fim”, disse em nota Márcio Astrini, coordenador de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. 

Para a ONG, o governo de Bolsonaro está promovendo uma agenda de retrocessos na região, com as recentes decisões tomadas para a pasta ambiental, como a concessão ao Ministério da Agricultura da demarcação de terras indígenas, o esvaziamento Ministério do Meio Ambiente, os ataques às ações de fiscalização do Ibama e a liberação de áreas protegidas da Amazônia para a mineração. 

Nesta terça-feira, em palestra com empresários em Israel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil vive "novos tempos", sinalizando uma nova postura da política externa brasileira. Segundo ele, a rica biodiversidade brasileira possibilita novos negócios e parcerias para exploração, especialmente na Amazônia, com atividades mineradoras e agrícolas.  

Acompanhe tudo sobre:GreenpeaceIsraelJair BolsonaroMeio ambiente

Mais de Brasil

Governo quer aumentar pena máxima de 4 para 6 anos de prisão a quem recebe ou vende celular roubado

Alexandre de Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre fraude em cartão de vacina

PEC da Segurança será enviada ao Congresso nas próximas semanas, diz Sarrubbo

Grupo Comporte vence leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM