Brasil

Para ruralistas, Rebelo marca importância da aprovação do Código Florestal

Rebelo ressaltou a importância da aprovação do Código Florestal para a agropecuária e para os negócios que o setor representa

Aldo Rebelo: "Com a decisão do STF encontramos o equilíbrio entre produção e preservação" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Aldo Rebelo: "Com a decisão do STF encontramos o equilíbrio entre produção e preservação" (Antonio Cruz/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de abril de 2018 às 15h27.

São Paulo - O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Solidariedade, Aldo Rebelo, ressaltou a importância da agropecuária para a economia brasileira e destacou a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar constitucional o Código Florestal brasileiro.

"Com a decisão do STF encontramos o equilíbrio entre produção e preservação", disse nesta segunda-feira, 23, para uma plateia de produtores rurais na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Rebelo ressaltou a importância da aprovação do Código Florestal para a agropecuária e para os negócios que o setor representa. No entanto, segundo ele, o Código Florestal, aprovado há cinco anos, chegou a ser considerado inconstitucional pelo Ministério Público Federal (MPF) e por Organizações Não Governamentais (ONGs).

Segundo Rebelo o mesmo Código foi elogiado na Conferência de Paris como garantidor e fiador da proteção ambiental no Brasil. "Foi aprovado no STF quase que por unanimidade. As ONGs que tanto atacaram esse Código, em Paris, o defenderam como importante para a preservação do meio ambiente", disse. Para ele, seria um retrocesso muito grande se o Código fosse revogado.

Aldo Rebelo disse ainda que há no Brasil uma sociedade que protege o meio ambiente. "O agricultor protege o meio ambiente na sua propriedade. Estudos mostram que no Brasil o agricultor cede R$ 280 bilhões para proteger o meio ambiente enquanto o agricultor norte-americano usa 100% de sua propriedade", afirmou.

Segundo o pré-candidato do Solidariedade, se a agropecuária brasileira fosse um país, este país estaria crescendo mais que a China e a Índia, já que seu Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 13% no último ano, "mesmo com todo o resto da economia puxando para baixo", disse.

Rebelo disse que costuma falar para os metalúrgicos que os empregos da categoria são quase na totalidade voltados para a agropecuária. "Hoje, se um pequeno produtor não tem um tratorzinho na sua propriedade, a cooperativa local tem", disse.

Acompanhe tudo sobre:Aldo RebeloCódigo florestalEleições 2018Solidariedade (partido político)

Mais de Brasil

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp

Acesso à coleta de esgoto cresce e chega a 69,9% dos domicílios em 2023, diz IBGE