Brasil

Para jornal The Guardian, Bolsonaro é o "Trump dos trópicos"

Jornal britânico destacou o caráter pouco democrático do presidenciável que lidera as pesquisas de intenção de voto no país

Deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato às eleições presidenciais, em protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto o STF decide sobre o pedido de habeas corpus, em Brasília, em 4 de abril de 2018
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato às eleições presidenciais, em protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto o STF decide sobre o pedido de habeas corpus, em Brasília, em 4 de abril de 2018 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 20 de abril de 2018 às 11h33.

São Paulo - Para o jornal britânico The Guardian, o deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro pode ser o "Trump dos trópicos": "um guerreiro anti-sistema e pró-armamentista, que se propõe a drenar o pântano em que se afundou a futurista capital brasileira".

Em reportagem assinada pelo correspondente Tom Philips, o jornal ainda lista outros pontos de convergência entre o brasileiro e o presidente norte-americano Donald Trump: "ele bate não só nos "slimeballs e bad hombres" [ofensas que Trump usou para se referir a imigrantes latinos], mas também em vagabundos, canalhas e bandidos. Acusa críticos de propagarem fake news, promete acabar com o crime e ataca a China constantemente".

"Seus discursos", diz o jornal, "assim como os de Trump, são muitas vezes divagatórios, sem compromisso com os fatos, ataques à sintaxe que soam absurdos quando transcritos, mas estranhamente cativantes quando assistidos de perto".

O repórter conta que, depois de um comício na Amazônia, durante uma entrevista coletiva, perguntou a Bolsonaro qual seria seu primeiro ato como presidente.

O deputado respondeu: "você é do Guardian, ok? Você está aqui porque está interessado no Brasil e nessa área. Se você fosse pobre, não estaria aqui. Se você fosse pobre, não estaria aqui. Certo? Essa é uma área tão rica, e abre seu olho porque os chineses estão comprando o Brasil. Ok?".

Para Brian Winter, editor do Americas Quarterly que passou uma temporada próximo do clã Bolsonaro, o pré-candidato está emulando, de propósito, algumas das fórmulas de Trump.

"Trump foi eleito dizendo que o crime nas cidades do interior estava fora de controle, que a economia estava um desastre e que toda a classe política era corrupta... e todos esses três fatores são inegavelmente verdadeiros no Brasil. Se Trump conseguiu se eleger, imagine o que não é possível em um país como o Brasil, agora."

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições 2018Jair Bolsonaro

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP