Brasil

Outono começa hoje; veja o que esperar do clima no Brasil

Previsões do Climatempo apontam para diminuição gradativa das chuvas ao longo da estação que prepara a chegada do inverno

Outono: estação traz chuvas ao Norte e Nordeste, e seca para o Sudeste e Centro-Oeste (Wavebreakmedia Ltd/ Thinkstock/Thinkstock)

Outono: estação traz chuvas ao Norte e Nordeste, e seca para o Sudeste e Centro-Oeste (Wavebreakmedia Ltd/ Thinkstock/Thinkstock)

Luiza Calegari

Luiza Calegari

Publicado em 20 de março de 2018 às 10h11.

Última atualização em 20 de março de 2018 às 15h22.

São Paulo — Com a chegada do Outono, moradores do Sudeste e do Centro-Oeste podem se preparar para uma estação um pouco mais seca. Os do Nordeste, no entanto, devem esperar chuvas, e os do Sul, tempestades - mas não por enquanto.

Essas são as previsões gerais do Climatempo para o início oficial do Outono no Brasil, nesta terça-feira (20) às 13h15.

A estação de transição entre o Verão (mais quente e chuvoso) e o Inverno (frio e seco) não deve trazer surpresas vindas do Pacífico, nem La Niña, nem El Niño neste ano.

O que é mais provável de acontecer é que a umidade trazida do Norte para o resto do país vá diminuir ao longo de abril. Em maio, massas de ar frio vindas da região polar começam a chegar pelo sul do Brasil. E, em junho, o tempo frio e seco deve avançar pelo resto do país.

Chuvas

Segundo o Climatempo, as chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste já começam a rarear. Porém, se esse ano seguir o padrão de normalidade, em abril e maio ainda deve chover bastante no Norte e no Nordeste, especialmente na costa leste brasileira.

No Sul, em anos normais, as frentes frias de outono trazem intensas tempestades e diminuições bruscas da temperatura ao longo de um mesmo dia a partir de maio e junho.

Assista ao vídeo do Climatempo sobre as expectativas para o Outono brasileiro:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Centro-OesteChuvasClimaRegião NordesteRegião NorteSudesteSul

Mais de Brasil

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF