Brasil

Secretária ficha-suja; Cargos vazios…

O governo inchado de Temer Depois que foram anunciados 14.000 novos postos de trabalho no funcionalismo público, o que vai gerar um impacto de 58 bilhões de reais até 2019, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, explicou o movimento alegando que o valor será compensado pelas vagas ociosas que serão extintas. O ministro também explicou […]

INVESTIGADA: nova secretária das mulheres de Temer, Fátima Pelaes é acusada de desvio de dinheiro / Beto Barata /PR

INVESTIGADA: nova secretária das mulheres de Temer, Fátima Pelaes é acusada de desvio de dinheiro / Beto Barata /PR

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2016 às 18h53.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h38.

O governo inchado de Temer

Depois que foram anunciados 14.000 novos postos de trabalho no funcionalismo público, o que vai gerar um impacto de 58 bilhões de reais até 2019, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, explicou o movimento alegando que o valor será compensado pelas vagas ociosas que serão extintas. O ministro também explicou que os cargos criados permanecerão vazios até o ano que vem, em respeito à legislação orçamentária. Quando assumiu, o presidente interino Michel Temer anunciou o objetivo de cortar 4.000 cargos comissionados para reduzir os custos da máquina pública.

FHC se defende

Em sua conta oficial do Facebook, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se defendeu das acusações feitas pelo ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, em delação premiada. A nota afirma que Paulo Henrique Cardoso, filho de FHC, nunca foi ligado à empresa PRS Energia e nunca nem ouviu falar dela. De acordo com o depoimento de Cerveró divulgado ontem, Paulo Henrique seria dono da PRS Energia, que teria sido contratada irregularmente para gerir a Termorio, maior termoelétrica a gás do país, durante o mandato de Fernando Henrique.

Mais uma “ficha suja”

A ex-deputada Fátima Pelaes, do PMDB do Amapá, foi nomeada por Temer nesta sexta-feira para assumir a Secretaria de Políticas para Mulheres. Ela é acusada pelo Ministério Público Federal de integrar uma articulação criminosa, num esquema que desviou 4 milhões de reais de suas emendas parlamentares e foi alvo da Operação Voucher em 2011. A escolha da peemedebista já havia sido amplamente criticada pelo movimento feminista devido aos posicionamentos religiosos fervorosos da secretária.

Transparência censurada…

Os servidores da antiga Controladoria-Geral da União, extinta no governo Temer, devem entrar com representação contra o ministro da Transparência, Torquato Jardim. Ontem, ele anunciou via videoconferência que os funcionários ocupantes de cargos comissionados devem ter compatibilidade política, filosófica e ideológica com o governo. De acordo com os servidores, o fato de o ministério não estar mais vinculado diretamente ao governo também dificulta a fiscalização.

…e investigada

O ex-ministro da Transparência de Temer, Fabiano Silveira, será investigado pelo Conselho Nacional de Justiça. O procedimento vai averiguar a conduta do político com base em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nos áudios, Silveira critica a atuação da Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato. A corregedora Nancy Andrighi analisa se o ex-ministro deve ser punido por distorção de suas funções como conselheiro do CNJ, cargo que ocupava na época em que se encontrou com Sérgio Machado.

Renan sem pressa

Após a comissão especial que avalia o impeachment da presidente Dilma Rousseff ter encurtado em 20 dias o prazo para tramitação do processo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, mostrou-se apreensivo. “Vejo com preocupação as iniciativas para comprimir prazos. Mais ainda se a pretensão sugerir a supressão de direitos da defesa, que são sagrados”, afirmou Renan no texto divulgado nesta manhã. A defesa de Dilma vai recorrer da decisão do presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Onda de calor causou nova piora do ar em SP, mas fim de semana terá queda nas temperaturas

Como emitir nova Carteira de Identidade em Alagoas: passo a passo para agendar online

Como emitir nova Carteira de Identidade em RO: passo a passo para agendar online

Quem são os candidatos à prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2024