Brasil

Oposição vs. Temer; Mendes vs. PT…

Afastamento de Temer A oposição ao governo interino de Michel Temer protocolou na Procuradoria-Geral da República um pedido para o afastamento do presidente por supostamente ter recebido 10 milhões de reais de caixa dois da Odebrecht na campanha de 2014. A denúncia foi revelada pela revista VEJA no fim de semana e deve constar na […]

MICHEL TEMER: aumenta a pressão de aliados por mudanças na reforma da Previdência  / REUTERS/Ueslei Marcelino (Ueslei Marcelino/Reuters)

MICHEL TEMER: aumenta a pressão de aliados por mudanças na reforma da Previdência / REUTERS/Ueslei Marcelino (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2016 às 18h55.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h22.

Afastamento de Temer

A oposição ao governo interino de Michel Temer protocolou na Procuradoria-Geral da República um pedido para o afastamento do presidente por supostamente ter recebido 10 milhões de reais de caixa dois da Odebrecht na campanha de 2014. A denúncia foi revelada pela revista VEJA no fim de semana e deve constar na delação premiada que a empresa está prestes a fechar com a Lava-Jato. O líder da oposição no Senado, Lindbergh Farias, também protocolou um pedido para que o processo de impeachment de Dilma Rousseff seja parado, pois, se for efetivado, Temer não poderá ser investigado pelo ato.

Mais afastamento

Lindbergh disse também que a oposição pedirá o afastamento dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e das Relações Internacionais, José Serra. Padilha estaria na mesma reunião onde Temer pediu a Marcelo Odebrecht recursos ilícitos, enquanto Serra teria recebido 23 milhões de reais, também da empresa, para o caixa dois de sua campanha à Presidência em 2010.

Cassação de Cunha mais próxima

Depois de oito meses e muitas manobras com o regimento, foi lido na Câmara o processo que pode levar à cassação do deputado afastado Eduardo Cunha. É o início da última parte da tramitação do processo, que agora pode ser colocado em votação em qualquer sessão da casa. Porém, isso não deve acontecer logo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deve escolher, juntamente com outros líderes, a data da votação, para garantir o quórum, o que é complicado por causa da proximidade das eleições municipais. São necessários 257 votos para que Cunha seja cassado.

Inquérito contra Delcídio e Edinho

O Ministério Público Federal pediu abertura de inquérito contra o ex-ministro Edinho Silva e o ex-senador Delcídio do Amaral por lavagem de dinheiro e corrupção. Além deles, o laboratório EMS está presente no processo pelos mesmos crimes. Edinho teria orientado Delcídio a pegar dinheiro do laboratório para pagar dívidas da campanha ao governo do Mato Grosso do Sul em 2014. Por meio de nota, o SEM negou qualquer participação no crime.

Mendes quer mudança nas regras

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, defendeu nesta segunda-feira mudanças nas regras eleitorais depois dos desvios descobertos pela Operação Lava-Jato. Segundo Mendes, os abusos agora são cometidos “por dentro [do sistema]”. No fim de semana, Mendes pediu a reabertura do processo da Justiça Eleitoral que pode levar à extinção do PT por recebimento ilegal de recursos. Ele disse que outras legendas também podem ser punidas caso sejam verificadas ocorrências parecidas.

Feliciano acusado de estupro

A jornalista Patrícia Lélis, que acusa o deputado federal Marco Feliciano de tentativa de estupro, assédio sexual e agressão, registrou no domingo um depoimento na Polícia Civil do Distrito Federal. Até esta terça-feira, Feliciano também deve prestar depoimento na Procuradoria-Geral da República sobre o caso. Segundo ela, o crime aconteceu no dia 15 de junho, quando Feliciano tentou forçar para que ela fizesse sexo com ele e ofereceu um cargo em seu partido, o PSC, para que ela se tornasse sua amante.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Lira destrava PEC que limita poderes de ministros do STF após queda de braço sobre emendas

Após acidente com 62 mortos, Anac intensifica monitoramento na Voepass

Em SP, Datena começa campanha em outra cidade e Boulos, Nunes, Tabata e Marçal fazem atos na rua

Como fazer a Carteira Digital de Trânsito? Veja como baixar CNH digital

Mais na Exame