Brasil

Operação na Bahia e Ceará prende 31 membros do Comando Vermelho

Ação policial busca desarticular o núcleo armado e financeiro da facção, que atua no território nordestino

Operação Freedom: ação ocorre simultaneamente na Bahia e no Ceará contra organização criminosa. (Divulgação/ASCOM-PCBA)

Operação Freedom: ação ocorre simultaneamente na Bahia e no Ceará contra organização criminosa. (Divulgação/ASCOM-PCBA)

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 09h11.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma operação contra o Comando Vermelho (CV) na manhã desta terça-feira, 4. Até o momento, 31 pessoas foram presas.

Segundo o governo do estado, o objetivo é desarticular o núcleo armado e financeiro da facção, que atua no território. Ao todo, os agentes cumprem 46 mandados de busca e apreensão em Salvador, e na cidade de Eusébio, no Ceará.

Os alvos, segundo o executivo, são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas na capital baiana e outras cidades. A operação, batizada de Freedom, deve esclarecer cerca de 30 mortes em Salvador.

Mais de 400 agentes das polícias Militar e Civil atuam na ação, que tem o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Segundo o G1, um dos presos é apontado como chefe do CV em Salvador.

A operação ocorre após a megaoperação no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro, apontada como a ação policial mais letal da história do estado. Ao todo, 121 pessoas morreram.

Acompanhe tudo sobre:Polícia CivilBahia

Mais de Brasil

Michelle 'não pode desistir no meio do caminho', diz Celina sobre disputa ao Senado no DF

Moraes nega pedido para que Javier Milei visite Jair Bolsonaro

Escassez de mão de obra qualificada custa R$ 335 bilhões ao Brasil, diz estudo

Em meio ao tarifaço, quem está na frente nas pesquisas para presidente?