Brasil

Ônibus é incendiado em Guarulhos

Trata-se do 45.º ônibus queimado desde o começo deste ano na Grande São Paulo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de fevereiro de 2014 às 22h31.

São Paulo - Mais um ônibus foi queimado nesta segunda-feira, 03, na Região Metropolitana de São Paulo. Por volta das 19h30, segundo a Polícia Militar, um coletivo que estava na Avenida Tiradentes, em Guarulhos, foi abordado por homens que mandaram todos descerem e, em seguida, atearam fogo ao veículo. Ninguém foi preso.

Trata-se do 45.º ônibus queimado desde o começo deste ano na Grande São Paulo. O ônibus era da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), gerenciada pelo governo do Estado. Na capital, chega a 35 o número de ataques a ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans), da Prefeitura.

Por causa dos ataques, o promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social Saad Mazloum convocou o comandante de operações da PM, coronel Sérgio de Souza Merlo, para discutir o caso. "É papel da polícia garantir a segurança para os ônibus circularem", disse o promotor. Ele defendeu que a Polícia Civil fiche pessoas detidas em ataques a coletivos para facilitar o indiciamento por crimes mais graves no caso de reincidência.

O promotor, no entanto, disse que a polícia lida com os ataques como casos isolados. "Queimar ônibus virou moda", afirmou. Mazloum disse que a PM apresentou um plano de reforço na segurança nas regiões mais perigosas - que inclui o uso do Batalhão de Choque e de policiais à paisana no interior dos coletivos - para garantir a circulação dos ônibus. "O transporte é um direito constitucional que deve ser garantido", afirmou o promotor.

Representantes das empresas de ônibus também serão chamados para discutir a segurança de suas operações com a promotoria.

Acompanhe tudo sobre:ÔnibusProtestosProtestos no BrasilTransporte públicoTransportesViolência urbana

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame