"O que é fascismo" foi maior busca da categoria feita no Brasil em 2018
Pergunta foi seguida de "o que é intervenção militar". A pergunta "o que é Ursal" ficou em quarto lugar na categoria
Clara Cerioni
Publicado em 13 de dezembro de 2018 às 13h31.
Última atualização em 13 de dezembro de 2018 às 13h37.
São Paulo - O Google divulgou na quarta-feira (12) a sua lista de termos mais pesquisados pelos brasileiros em 2018.
Nas buscas gerais, cinco dos dez assuntos mais procurados estão relacionados à política brasileira , sendo que o nome do presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi o quarto mais pesquisado na plataforma.
Já quando o assunto pesquisado começava com a pergunta "o que é", a principal busca foi por "o que é fascismo", seguido por "o que é intervenção militar".
A pergunta "o que é Ursal" ficou em quarto lugar na categoria; o tema disparou após ser citado pelo candidato Cabo Daciolo durante debate presidencial no início de agosto.
O fascismo é descrito, de forma geral, como um regime autoritário de extrema-direita e centralizado na figura de um ditador, no qual os interesses individuais são subordinados a nacionalismo e ao militarismo e tanto as oposições quanto as instituições democráticas são reprimidas.
O nome vem da palavra italiano para feixe e os regimes de Mussolini na Itália e Adolfo Hitler na Alemanha são seus exemplos mais célebres.
Bolsonaro foi acusado de fascismo devido ao seu histórico de ataques à minorias como homossexuais, assim como defesa do regime militar e da prática de tortura, entre outras coisas.
Quando foi revelado um vídeo em que seu filho Eduardo Bolsonaro diz que para fechar o Supremo Tribunal Federal bastava um cabo e o soldado, oex-presidente Fernando Henrique Cardoso comentou que a fala “cheira a fascismo”, por exemplo.
O ranking do Google mostra que as pessoas procuraram, também, razões para votar em Bolsonaro: na categoria do "Por que?", essa foi a segunda principal busca no ano.
Já o "Por que não votar em Bolsonaro?" ficou em sexto lugar no ranking e "Por que o Amoêdo não vai a debates" ficou em nono.
Na categoria acontecimentos, de acordo com o Google, as "Eleições 2018" ficaram em segundo lugar no ranking da plataforma. A "greve dos caminhoneiros" em terceiro, a "Prisão do Lula" em sexto, "Enem 2018" em nono e "Julgamento do Lula" em décimo.
Quando as buscas foram "Virou Meme", de acordo com a plataforma, Bolsonaro e Lula estavam entre as 10 maiores procuras na categoria.
Marielle Franco ficou em quinto lugar na categoria "Mortes" de buscas dos brasileiros. Nesta quinta-feira (13), a polícia realiza os primeiros mandados de prisão relacionados ao caso, 9 meses após o crime.