Brasil

O que acontece no Metrô de SP durante a madrugada

EXAME.com foi acompanhar de perto o que acontece depois que as catracas do Metrô são desligadas; veja o vídeo

Lava rápido: 8000 litros de água de reuso e 2 litros de shampoo são necessários para a lavagem de um trem (Fabio Teixeira/EXAME.com)

Lava rápido: 8000 litros de água de reuso e 2 litros de shampoo são necessários para a lavagem de um trem (Fabio Teixeira/EXAME.com)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 8 de julho de 2016 às 11h43.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2017 às 15h03.

São Paulo — Cerca de 4 milhões de pessoas circulam diariamente nas linhas do Metrô de São Paulo. O vaivém de gente começa lá pelas 04h40 da manhã, quando os primeiros trens começam a operar, e segue até à meia-noite, quando as estações são fechadas.

O movimento, no entanto, não cessa com a chegada da madrugada. Depois que as catracas são desligadas, pouco mais de 1200 funcionários entram em cena para fazer a manutenção dos 69,4 km de vias ou para a limpeza e lavagem dos 110 trens que transportam o equivalente a um terço da população da cidade.

EXAME.com foi acompanhar de perto o trabalho dessas pessoas — dos que fazem a ultrassonografia dos trilhos até quem coordena um lava-rápido gigante.

 

Esta reportagem faz parte da série "Bastidores do Brasil", de EXAME.com

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrô de São Paulomobilidade-urbanaTransporte públicoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Boulos quer câmeras corporais em agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

Conselho proíbe internação de crianças e adolescentes em comunidades terapêuticas

Casas de apostas terão que comunicar operações suspeitas ao Coaf e classificar risco de apostadores

Lula assina decreto reajustando Bolsa Atleta em 10,86%

Mais na Exame